Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Revitalização Submédio São Francisco
conteúdo

Notícias

Revitalização Submédio São Francisco

A Codevasf vai disponibilizar, ainda este ano, R$ 2 milhões para serem utilizados na recuperação da área degradada do lixão do município de Juazeiro (BA) e o mesmo valor para a cidade de Petrolina (PE) investir na construção da área de compostagem
publicado: 13/11/2007 09h50, última modificação: 06/10/2023 17h09


A Codevasf vai disponibilizar, ainda este ano, R$ 2 milhões para serem utilizados na recuperação da área degradada do lixão do município de Juazeiro (BA) e o mesmo valor para a cidade de Petrolina (PE) investir na construção da área de compostagem. O anúncio foi feito pelo diretor da Área de Revitalização da Codevasf, Jonas Paulo Neres, durante reunião realizada ontem, 12, na Superintendência Regional em Juazeiro, com os prefeitos da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (Ride).

De acordo com o diretor, na proposta o Ministério do Meio Ambiente é responsável por formatar um Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos, em parceria com os governos dos estados da Bahia e de Pernambuco. Para tanto, será iniciado um estudo, com previsão para a conclusão em abril, onde serão levantadas as necessidades dos municípios.

“Queremos fazer essa política no coração do Submédio São Francisco, centrado nas cidades de Juazeiro e Petrolina, com a implantação de equipamentos dentro da viabilidade econômica. Entendemos que os dois municípios têm condições de levar adiante outras ações dentro do projeto como a reciclagem, coleta seletiva, organização dos catadores, destinação econômica dos resultados do lixo coletado, dentre outros”, revela Jonas Paulo.  Ele lembra ainda que a região será um piloto para a revitalização do rio São Francisco. “É importante dizer que o grande objetivo da nossa intervenção é a garantia da sustentabilidade e da política de gestão territorial de todos os resíduos”, explica, acrescentando que os Ministérios do Meio Ambiente e das Cidades, bem como, a Codevasf são os braços executores do Programa de Revitalização do “Velho Chico”.

De acordo com o diretor da Codevasf, após os levantamentos realizados, a previsão é destinar em 2008 recursos para as intervenções em todos os municípios da Ride. “Isso tudo é para proteger o rio, os mananciais, a saúde das pessoas e fazer uma gestão efetiva de lixo e de todos os resíduos existentes na região”, completa.

O prefeito Misael Aguilar (PMDB) ficou bastante satisfeito com o resultado da reunião e disse que foram feitos projetos para a revitalização da área do lixão e também para a construção de um novo aterro. “Saio muito motivado deste encontro, pois vejo que estamos perto de resolver o problema do lixão de Juazeiro. Queremos trabalhar dentro da higienização e organização exigidas pelo Ministério do Meio Ambiente”, frisa.

 

Com informações da Secretaria de Comunicação da prefeitura de Juazeiro (BA)