Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Reitor da UFPI visita Unidade de Piscicultura de Parnaíba
conteúdo

Notícias

Reitor da UFPI visita Unidade de Piscicultura de Parnaíba

Durante visita técnica, realizada na última quarta-feira (30), à Unidade de Piscicultura de Parnaíba, o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Luiz de Sousa Santos Júnior, assinou a ordem de serviços para construção de mais um laboratório no local, que será destinado à reprodução de peixes e estudos na área de aquicultura.
publicado: 31/03/2011 11h41, última modificação: 06/10/2023 17h09

Durante visita técnica, realizada na última quarta-feira (30), à Unidade de Piscicultura de Parnaíba, o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Luiz de Sousa Santos Júnior, assinou a ordem de serviços para construção de mais um laboratório no local, que será destinado à reprodução de peixes e estudos na área de aquicultura. Os custos estão orçados em R$ 135 mil e prazo de execução de 90 dias. A Unidade foi implantada pela Codevasf com recursos dos Ministérios da Integração Nacional e da Pesca e Aquicultura, em parceria com a Prefeitura Municipal de Parnaíba, tendo sido transferida posteriormente para a UFPI.

Além de funcionar como um centro de produção experimental para as instituições de pesquisa, a Unidade também teve suas metas ampliadas a partir de 2009, com a construção de salas de aula e laboratórios visando atender os estudantes de cursos técnicos da região. Foi diante dessa nova perspectiva que a UFPI, por meio do campus em Parnaíba, pleiteou junto à Codevasf a transferência da unidade para a instituição, passando a servir como um centro avançado do curso de Engenharia de Pesca da UFPI. “Agradecemos à Codevasf e à Prefeitura de Parnaíba pela transferência da unidade. Ressaltamos a importância do centro para o fortalecimento do ensino e pesquisa visando o desenvolvimento da aquicultura e pesca para toda região”, afirmou Luiz de Sousa Santos Júnior.

Durante a visita, o reitor esteve acompanhado de professores e técnicos da UFPI, além do chefe do Escritório da Codevasf em Parnaíba, Jackson Rosa.

SEMINÁRIO  DO PEIXE EM ESPERANTINA

Com apoio da Codevasf, será realizado, nos dias 01 e 02 de abril, o I Seminário do Peixe no Território dos Cocais, em Esperantina (PI). No evento, será apresentado o Diagnóstico Preliminar da Cadeia Produtiva da Piscicultura no Município de Esperantina, dentre outros assuntos relativos à piscicultura na região.