Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Projeto Amanhã leva educação ambiental a jovens de Petrolina (PE)
conteúdo

Notícias

Projeto Amanhã leva educação ambiental a jovens de Petrolina (PE)

Educação ambiental é o tema do curso que a Codevasf está oferecendo, por meio do Projeto Amanhã, a 24 alunos do nível médio do município de Petrolina (PE). As aulas acontecem no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura mantido pela Companhia na área do perímetro irrigado Bebedouro e abordam temas como a preservação da água e dos recursos pesqueiros do rio São Francisco.
publicado: 07/06/2013 16h28, última modificação: 06/10/2023 17h11

Educação ambiental é o tema do curso que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está oferecendo, por meio do Projeto Amanhã, a 24 alunos do nível médio do município de Petrolina (PE). As aulas acontecem no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura mantido pela Companhia na área do perímetro irrigado Bebedouro e abordam temas como a preservação da água e dos recursos pesqueiros do rio São Francisco.

O curso tem carga de 20 horas entre aulas práticas e teóricas e trata de ecologia, avaliação da qualidade da água, recursos pesqueiros e aquicultura. O curso será concluído com um peixamento.

A estudante Elizabete Cristina, de 17 anos, destaca a importância das aulas práticas. "Aqui aprendemos a avaliar a qualidade da água, o PH, a temperatura e até a eutrofização", diz. "Mas o melhor mesmo foi ver no microscópio a presença dos plânctons na água. Assim fica muito mais fácil aprender porque devemos cuidar bem do rio, quando vemos que a base da vida nele é algo tão pequeno e sensível", destaca.

Para o coordenador do curso, Rozzano Figueiredo, o treinamento ultrapassou as expectativas. "É a primeira vez que oferecemos um curso aqui no Centro, então havia alguma insegurança quanto a evasão e frequência dos alunos. Mas nenhum deles desistiu”, comemora.

"Além de estimular o desenvolvimento de uma cultura de preservação ambiental e proporcionar a eles a perspectiva nova da piscicultura como fonte de renda, neste ano eles todos farão a prova do ENEM, e as aulas aqui certamente deram um reforço muito interessante a eles em ecologia", acrescenta Figueiredo.

O Projeto Amanhã tem a missão de promover ações que possibilitem o desenvolvimento social e econômico regional sustentável, o exercício da cidadania e o comprometimento com a preservação ambiental que resultem em melhoria da qualidade de vida da população local. O projeto completa 20 anos neste ano tendo capacitado em toda a área de atuação da Codevasf cerca de 26 mil jovens desde sua criação.