Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Potencialidades do Baixo São Francisco alagoano são apresentadas pela Codevasf na 7ª Exposição Agropecuária e Cultural
conteúdo

Notícias

Potencialidades do Baixo São Francisco alagoano são apresentadas pela Codevasf na 7ª Exposição Agropecuária e Cultural

A Codevasf promove a 7ª edição da Expo São Francisco - Exposição Agropecuária e Cultural do Baixo São Francisco,na histórica cidade de Penedo, neste final de semana, sexta-feira (23) e sábado (24), a partir das 18 horas, na praça 12 de Abril, na orla fluvial do rio São Francisco.
publicado: 23/11/2012 11h54, última modificação: 06/10/2023 17h10

Biojoias, artesanato de couro de tilápia de Piranhas (AL) e de couro de ovinos e caprinos de Batalha (AL), cosméticos de leite de cabra de Maravilha (AL), equipamentos agrícolas, biscoitos artesanais, instituições bancárias e de financiamento do desenvolvimento regional como o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste. Esses são alguns dos expositores da 7ª edição da Expo São Francisco - Exposição Agropecuária e Cultural do Baixo São Francisco, evento promovido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na histórica cidade de Penedo, neste final de semana, sexta-feira (23) e sábado (24), a partir das 18 horas, na praça 12 de Abril, na orla fluvial do rio São Francisco.

Segundo o superintendente regional da Codevasf em Alagoas Luiz Alberto Moreira, a 7ª edição da Expo São Francisco pretende trazer para Penedo uma amostra do que há de melhor na região do Baixo São Francisco alagoano na área de artesanato, cooperativismo, associativismo, prestação de serviços, em educação, entre outras. “O tema deste ano, “Codevasf: desenvolver o homem de forma sustentável”, resume bem a missão de nossa exposição. Pretendemos, a partir das ações da empresa na área de desenvolvimento regional, reunir experiências de sucesso apoiadas pela companhia e mostrar que é possível desenvolver um região de forma sustentável, com equilíbrio ambiental e geração de renda, a exemplo dos artesãos que geram renda a partir do que poderia ser lixo orgânico, como o artesanato de couro de tilápia e de ovinos e caprinos, mas que se transformam em verdadeiras obras de arte da cultura regional e biojoias”, destacou.

Expositores

A 7ª Expo São Francisco terá 30 expositores das mais diversas áreas, que ocuparão a Praça 12 de Abril em Penedo com estandes que apresentarão resultados de projetos, prestação de serviços e comercialização de produtos, a exemplo do estande da Natrucapri, uma associação de artesãs do município de Maravilha, sertão alagoano, que produz sabonetes utilizando leite de cabra.

Entre os expositores, estão Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Biscoitos D'Lícia de Penedo, as secretarias de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário de Alagoas (Seagri) e de Pesca e Aquicultura de Alagoas (Sepaq), Cooperativa de Turismo Rural de Penedo, Associação de Artesãs de Couro de Tilápia de Piranhas (AACT), Associação de Couro de Batalha (AACB), entre outras instituições.

A programação do evento inclui ainda capacitações. O Senar Alagoas, uma das instituições expositoras do evento, irá ministrar no sábado (24), no período da manhã, em parceria com a Codevasf, a oficina Empreendedorismo no Meio Rural. A atividade será direcionada a produtores rurais do sertão alagoano atendidos por ações de inclusão produtiva da Codevasf dentro do Plano Brasil Sem Miséria do Governo Federal. A companhia também promoverá durante o evento o Ciclo de Palestras Codevasf: desenvolver o homem de forma sustentável, que discutirá com os participantes os principais programas e projetos executados pela empresa para o desenvolvimento regional do Baixo São Francisco alagoano.

No estande da Codevasf, os visitantes também conhecerão as principais ações da companhia na promoção do desenvolvimento regional dos 49 municípios alagoanos que integram o Baixo São Francisco alagoano. No local, serão expostos os peixes de espécies nativas produzidos pela Codevasf no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba dentro das ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Os visitantes poderão ainda obter informações sobre as atividades de desenvolvimento territorial e inclusão produtiva executadas pela empresa em Alagoas, a exemplo da disponibilização de um laboratório móvel, o bodemóvel, para produtores de ovinocaprinocultura do sertão alagoano e demais investimentos nesta atividade econômica.

O destaque deste ano no estande da Codevasf será uma unidade demonstrativa do Programa Água para Todos, que apresentará o funcionamento do sistema de cisterna para consumo humano, primeira ação do programa, que pretende universalizar o acesso à água. No local, técnicos da Codevasf estão preparados para esclarecer dúvidas dos visitantes e orientá-los sobre quem pode ser beneficiado pelo programa.

Programação cultural

A 7ª Expo São Francisco também contará com apresentações culturais e artísticas nos dois dias de evento. Entre as atrações estão a Dança das Peneiras de Penedo, o coral Vozes do Brasil e o grupo de Pastoril da AABB Penedo e o grupo Demis Santana e os Órfãos do Cangaço se apresentando na sexta-feira (23). Já no sábado (24), estão programadas as apresentações da Dança da Peneira de Penedo, Adelson Voz e Violão e a banda Cores do Mar.

O grupo Demis Santana e os Órgãos do Cangaço serão outros destaques da 7ª Expo São Francisco. A atração reúne profissionais de grande reconhecimento na música, teatro, literatura de cordel e contação de estórias e apresentará na sexta-feira (23) um repertório musical que inclui clássicos do forró, baião, xote e xaxado e declamação de cordéis do Mestre Cordelista Jorge Calheiros e do poeta-ator Demis Santana.

A abertura oficial do evento está programada para às 18 horas desta sexta-feira (23), no local do evento em Penedo.