Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Pequenos agricultores são beneficiados com kits de irrigação familiar no Piauí
conteúdo

Notícias

Pequenos agricultores são beneficiados com kits de irrigação familiar no Piauí

Agricultores de Conceição do Canindé, no Piauí, comemoram a primeira colheita realizada após a implantação de programa de distribuição de kits de irrigação familiar pela Codevasf.
publicado: 07/06/2011 13h46, última modificação: 06/10/2023 17h09

Agricultores de Conceição do Canindé, no Piauí, comemoram a primeira colheita realizada após a implantação de programa de distribuição de kits de irrigação familiar pela Codevasf. Localizado na microrregião do Alto Médio Canindé, distante cerca de 400 km de Teresina, o município foi um dos contemplados com 30 kits de irrigação familiar, beneficiando um total de 30 famílias.

Um kit tem capacidade para irrigar uma área de 500 m², atendendo diretamente ao produtor junto a sua residência e utilizando pouca água; na maioria dos casos, dispensa, inclusive, a necessidade de bombeamento.

Foram investidos na ação cerca de R$ 19 mil. Agora, menos de um ano depois, já surgem os primeiros resultados nas comunidades atendidas. São produções nunca antes obtidas em função da carência de água e infraestrutura. Os agricultores mostram, com satisfação, os resultados do seu trabalho, colhendo a abóbora, melancia, banana, berinjela, entre outros.

A distribuição de kits de irrigação familiar tem como objetivo possibilitar aos pequenos agricultores uma alternativa geração de renda, pois, com essa ação, é possível agregar até um salário mínimo por mês, dependendo do tipo de cultura plantada. Além disso, essa iniciativa também melhora a qualidade dos alimentos colocados na mesa desses trabalhadores.