Notícias
Obra de esgotamento em município mineiro irá beneficiar 33,9 mil habitantes
Cerca de 33,9 mil moradores de Arcos, no semiárido mineiro, serão beneficiados com o sistema de esgotamento sanitário cujas obras começam neste mês de agosto – um investimento da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Serão aplicados recursos da ordem de R$ 15,9 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco.
A população local contará com uma série de benefícios após a conclusão da obra. “A remoção de poluentes, como matéria orgânica, sólidos em suspensão, organismos patogênicos e nutrientes, a partir do tratamento de esgoto domiciliar, tem com resultado imediato a melhoria da saúde coletiva, da qualidade de vida e do bem-estar da população”, explica Aldimar Dimas Rodrigues, superintendente regional da Codevasf em Montes Claros (MG).
Para o prefeito de Arcos, Roberto Alves da Silva, o início da obra é aguardado ansiosamente pela população. "Eu e toda a população de Arcos estamos extremamente felizes com a chegada da nova e tão sonhada estação de tratamento de esgoto para o nosso município. Essa ação do governo federal, por meio da Codevasf, conta com o nosso apoio e vem para melhorar a vida de milhares de arcoenses que residem na região norte da cidade. Temos a certeza de que a obra irá atender a demanda de tratamento de esgoto da nossa cidade por muitos anos", ressalta Silva.
O projeto do sistema de esgotamento sanitário do município consiste da construção de 4.800m de emissário; uma estação elevatória (final) e uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), composta de oito lagoas anaeróbias, uma lagoa facultativa e duas lagoas de maturação e leitos de Secagem.
Arcos já possui redes coletoras implantadas e ligações prediais, além de uma ETE, que não opera adequadamente e será desativada por estar localizada dentro da cidade. A obra levará o esgoto da chegada da antiga estação até a nova que será construída.
O município de Arcos está localizado no Alto São Francisco, na região centro-oeste de Minas Gerais, a 170 km da nascente do Velho Chico.
Ouça a notícia da Rádio Codevasf: