Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Nascentes do São Francisco
conteúdo

Notícias

Nascentes do São Francisco

Um encontro na cidade de Formiga, Minas Gerais, reuniu ontem, 27, 19 municípios que fazem parte das nascentes do rio São Francisco para discutir a revitalização da bacia
publicado: 28/03/2007 10h01, última modificação: 06/10/2023 17h08

Um encontro na cidade de Formiga, Minas Gerais, reuniu ontem, 27, 19 municípios que fazem parte das nascentes do rio São Francisco para discutir a revitalização da bacia. O diretor da área de revitalização das bacias hidrográficas da Codevasf, Jonas Paulo Neres, apresentou o programa de revitalização e as ações previstas para a região dentro do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

De acordo com o diretor, o PAC irá destinar, por meio do programa de revitalização coordenado pela Codevasf, R$ 100 milhões para o estado de Minas em 2007. Serão 17 municípios atendidos com saneamento. Os participantes também conheceram o SOS Sâo Francisco, que prevê o reflorestamento e a recuperação de áreas degradadas. O projeto, uma parceria entre a Codevasf, o Ministério Público de Minas Gerais, o Comitê de Bacias do Alto São Francisco e ongs locais, conta com um orçamento de R$ 2,4 milhões. A Codevasf assumiu ainda o compromisso de trabalho para realizar o manejo do solo e da água nas micro-bacias do rio Pará e nas nascentes.

Durante o encontro, a prefeitura de Formiga apresentou o projeto de manejo de resíduos, que já foi aprovado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente. O diretor Jonas Paulo sugeriu que fosse feita uma adequação do projeto para que os municípios formalizem um consórcio para a execução das obras.     

Participaram a reunião mais de 200 pessoas, entre pesquisadores, universitários, organizações não governamentais, representantes de unviversidades e prefeitos.