Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Montes Claros vai realizar seminário sobre apicultura
conteúdo

Notícias

Montes Claros vai realizar seminário sobre apicultura

A criação de abelhas e o marketing do mel são temas do 9º Seminário de Apicultura do Norte de Minas, que será realizado no dia 18 de outubro em Montes Claros (MG). Entre os objetivos estão a apresentação de técnicas para melhoria dos índices produtivos da criação de abelhas e estratégias de marketing local a serem adotadas pelas associações de apicultores para estimular o aumento do consumo local dos produtos apícolas.
publicado: 09/10/2012 10h12, última modificação: 06/10/2023 17h10

A criação de abelhas e o marketing do mel são os temas do 9º Seminário de Apicultura do Norte de Minas, que será realizado no dia 18 de outubro, em Montes Claros (MG). Entre os objetivos estão a apresentação de técnicas para melhoria dos índices produtivos da criação de abelhas e estratégias de marketing local a serem adotadas pelas associações de apicultores para estimular o aumento do consumo local dos produtos apícolas. A abertura do evento será realizada pelo superintendente da Codevasf em Montes Claros, Aldimar Dimas Rodrigues, entre outras autoridades.

Durante o evento serão realizadas palestras sobre técnicas produtivas, mercado e marketing do mel. O público alvo são apicultores, produtores rurais e fornecedores de equipamentos, estudantes, técnicos, professores, universidades, agentes financeiros e entidades públicas e privadas. As inscrições podem ser realizadas pelos telefones (38) 2104-7832 ou (38) 3223-2130.

Sobre apicultura - A Codevasf apoia a estruturação da atividade, já mobilizou e capacitou aproximadamente 3,3 mil produtores e investiu, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, cerca de R$ 19 milhões de 2004 a 2011.

O investimento na atividade foi feito em toda área de atuação da Empresa, com destaque para o norte de Minas Gerais; sudeste e sudoeste do Piauí; Moxotó, Araripe, Pajeú e Sertão do São Francisco, em Pernambuco; Microrregiões de Ibotirama, Bom Jesus da Lapa e Juazeiro, na Bahia, e territórios do Baixo São Francisco, em Alagoas e Sergipe.

Minas Gerais, como o resto do país, está buscando se profissionalizar. Segundo a  Associação Apícola de Minas (Apimig), houve um aumento no número de empresas no Estado que trabalham com mais de 15 mil colmeias e este grupo responde por cerca de 90% da produção mineira.

Segundo dados do IBGE, os apiários mineiros produziram 2,6 mil toneladas de produtos apícolas em 2009, o que corresponde a 6,7% do volume total do Brasil. E segundo dados da Federação Mineira de Apicultura (Femap), Minas Gerais produz quatro mil toneladas de mel por ano, que geram 13 mil empregos, grande parte em regime de economia familiar. São 4,5 mil apicultores, 85 associações e quatro cooperativas.

Em Minas Gerais foram beneficiadas as comunidades dos municípios de São Francisco, Januária, Mato Verde, Nova Porteirinha, Porteirinha, Mirabela, Bocaiúva, Paraopeba, Matias Cardoso, Jaíba, Catuti, Espinosa, Serranópolis de Minas, Gameleiras, onde a Codevasf já atua há mais de cinco anos com investimentos de apoio à cadeia produtiva da apicultura em pequenas comunidades rurais por meio das ações de apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APL's).