Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Missão científica visita o Ceraqua
conteúdo

Notícias

Missão científica visita o Ceraqua

Uma comitiva liderada pelo diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, Jonas Paulo Neres, visitou as obras do Centro de Referência em Aqüicultura do São Francisco – Ceraqua/SF, em Porto Real do Colégio (AL)
publicado: 13/09/2007 15h53, última modificação: 06/10/2023 17h09

Uma comitiva liderada pelo diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, Jonas Paulo Neres, visitou as obras do Centro de Referência em Aqüicultura do São Francisco – Ceraqua/SF, em Porto Real do Colégio (AL). O objetivo foi ver de perto o andamento dos trabalhos. Fizeram parte da comitiva os superintendentes da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, e da Superintendência Regional em Sergipe, Antônio Viana Filho; o gestor do Centro, Eduardo Jorge de Oliveira Motta; o gerente de projetos da Diretoria de Desenvolvimento da Aqüicultura da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca – Seap, Rodrigo Roubach, além de pesquisadores da Embrapa, professores das universidades do Recôncavo Baiano e da Federal Rural de Pernambuco, e imprensa. A visita fez parte da programação do II Seminário da Piscicultura Alagoana, que acontece em Penedo/AL.

Jonas Paulo recebeu explicações sobre como vai funcionar o Ceraqua/SF, com destaque para os serviços aquaculturais de qualidade de água, genética, nutrição e patologia que serão ali gerados, da fábrica de rações e de alimentos especiais, dos trabalhos de pesquisa e aprimoramento científico e ainda de capacitação, os quais darão uma decisiva contribuição para a consolidação do Pólo de Aqüicultura do Baixo São Francisco. "Essa é uma ação que devemos disseminar em outras áreas de abrangência da Codevasf pois o trabalho que aqui será desenvolvido é de fundamental importância para a revitalização do rio São Francisco e desenvolvimento das comunidades locais", afirma Jonas Paulo.

O grupo conheceu toda a infra-estrutura que está em fase de implantação, composta de auditório, dormitórios, refeitório, laboratórios, viveiros, salas para técnicos e pesquisadores e fábrica de ração.

O Ceraqua/SF está sendo implantado pela Codevasf em parceria com a Seap e terá uma gestão compartilhada em conjunto com a Embrapa e a Universidade Federal de Alagoas - UFAL.