Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Ministro da Integração autoriza início do saneamento de Araripina e Ouricuri (PE)
conteúdo

Notícias

Ministro da Integração autoriza início do saneamento de Araripina e Ouricuri (PE)

Foi autorizado, nessa quarta-feira (27), pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, o início das obras de esgotamento sanitário em Araripina e Ouricuri, sertão do Araripe em Pernambuco.
publicado: 29/07/2011 14h50, última modificação: 06/10/2023 17h10

Foi autorizado, nessa quarta-feira (27), pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, o início das obras de esgotamento sanitário em Araripina e Ouricuri, sertão do Araripe em Pernambuco. Os dois contratos, no valor de R$ 60,2 milhões, foram assinados em Petrolina pelo presidente em exercício da Codevasf, Clementino de Souza Coelho; diretor da Área de Revitalização, Guilherme Almeida; o superintendente da Codevasf no estado, Luís Eduardo Frota, e representantes da Flamac e Imobiliária Rocha, vencedoras da licitação. Na cerimônia, também estiveram presentes o ministro de Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, os prefeitos Lula Sampaio (Araripina) e Ricardo Ramos (Ouricuri), outros políticos, assessores e autoridades.

O próximo passo será a instalação dos canteiros de obra, o que deve ser feito no começo de agosto. As empreiteiras terão 37 meses para concluir o saneamento das duas maiores cidades do Araripe pernambucano. Juntas, Araripina e Ouricuri agregam 141 mil habitantes, dos quais 80 mil estão no perímetro urbano que será saneado pela Codevasf. A expectativa é que sejam criados, em média, 600 postos de trabalho.

O saneamento básico de Araripina e Ouricuri é uma ação do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco executada diretamente pela Codevasf e financiada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Segundo o ministro Fernando Bezerra, com o tratamento dos efluentes domésticos, as duas cidades deixarão de lançar 9 milhões de litros de esgoto bruto por dia no Rio Brígida, afluente do Velho Chico que banha as duas cidades do Araripe.