Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Iphan faz levantamento do patrimônio cultural do Velho Chico
conteúdo

Notícias

Iphan faz levantamento do patrimônio cultural do Velho Chico

Os aspectos culturais do vale do rio São Francisco foram reunidos em um inventário do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que foi apresentado em um seminário no auditório da Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina (PE), nos últimos dias 14 e 15 de junho.
publicado: 16/06/2011 10h35, última modificação: 06/10/2023 17h09

Os aspectos culturais do vale do rio São Francisco foram reunidos em um inventário do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O estudo foi apresentado em um seminário no auditório da Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina (PE), nos dias 14 e 15 de junho.

Nos últimos três anos, o Iphan realizou um amplo trabalho de pesquisa para conhecimento do patrimônio cultural e natural situado ao longo do Velho Chico, expresso em unidades de conservação ambiental que revelam a força dos biomas de Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga; na extensão de sua herança arqueológica; na riqueza arquitetônica de bens do período colonial ou da art déco e eclética; no patrimônio naval e ferroviário; e na singularidade de manifestações culturais, festas religiosas e saberes populares. 

Essa riqueza do Velho Chico foi retratada em duas reportagens do Jornal Nacional. Confira:

Inventário mostra a cultura do Vale do São Francisco - 14/06/2011

VÍDEO 1

São Francisco renova vida de cidades - 15/06/2011

VÍDEO 2

Fontes: Iphan e Jornal Nacional