Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Investimento em perímetro irrigado irá beneficiar mais de 900 agricultores familiares baianos
conteúdo

Notícias

Investimento em perímetro irrigado irá beneficiar mais de 900 agricultores familiares baianos

Os 936 agricultores familiares do perímetro irrigado de Formoso, em Bom Jesus da Lapa (BA), terão, em breve, água em maior volume e melhor qualidade para sua produção. Isto porque a Codevasf irá realizar a limpeza e a recuperação dos canais de irrigação do perímetro, um investimento de aproximadamente R$ 765 mil. O convênio para recuperação, que inclui substituição de placas, recuperação de juntas e trincas, além da limpeza, foi assinado entre a Codevasf e o Distrito Irrigado de Formoso, que fica na área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia.
publicado: 09/04/2013 17h06, última modificação: 06/10/2023 17h11

Os 936 agricultores familiares do perímetro irrigado de Formoso, em Bom Jesus da Lapa (BA), terão, em breve, água em maior volume e melhor qualidade para sua produção. Isto porque a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) irá realizar a limpeza e a recuperação dos canais de irrigação do perímetro, um investimento de aproximadamente R$ 765 mil. O convênio para recuperação, que inclui substituição de placas, recuperação de juntas e trincas, além da limpeza, foi assinado entre a Codevasf e o Distrito Irrigado de Formoso, que fica na área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia.

“Com estas obras, passaremos a perder menos água por causa dos vazamentos. Também gastaremos menos energia, beneficiando o projeto e também o meio ambiente”, diz Antônio Márcio Rodrigues, presidente do Conselho Administrativo do Distrito.

“Durante muito tempo foram feitos apenas reparos pontuais; agora haverá uma recuperação de 100% dos canais do projeto. Por isso, o convênio tem uma importância altíssima e foi bastante comemorado, deixando os produtores muito animados. Com a recuperação, vão acabar os vazamentos e perderemos menos água. E, com a limpeza e a retirada dos resíduos, teremos mais disponibilidade de água nos canais e com melhor qualidade para os produtores”, diz Cássia Jeane Barbosa, gerente executiva do Distrito.

O projeto irrigado de Formoso, situado no Oeste da Bahia, às margens do Rio Corrente, na confluência do Rio São Francisco, abrange uma área de mais de 11 mil hectares irrigáveis e possui 116 quilômetros de canais. O projeto, que foi criado pela Codevasf para desenvolver a região, se destaca pela cultura da banana e é responsável por tornar o município de Bom Jesus da Lapa (BA) o maior produtor de banana do Nordeste e o segundo maior do país – em 2012, foram cerca de 157,6 mil toneladas. As obras do canal irão beneficiar tanto os 236 lotes empresariais quanto os agricultores familiares.

Foto: Luiz Filho

Ouça a notícia da Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/09-codevasf-investe-mais-de-765-mil-reias-em-melhorias-no-perimetro-irrigado-de-formoso.mp3