Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Iniciadas obras do Cais de Carinhanha (BA)
conteúdo

Notícias

Iniciadas obras do Cais de Carinhanha (BA)

As obras do cais de contenção de Carinhanha, na Bahia, já começaram. Cerca de 150 operários trabalham para que seja concluída até março de 2008
publicado: 21/09/2007 13h49, última modificação: 20/06/2018 17h08


As obras do cais de contenção de Carinhanha, na Bahia, já começaram. Cerca de 150 operários trabalham para que seja concluída até março de 2008. Pronto, o cais terá 700 metros de comprimento, complementando os já 150 metros existentes, servindo de base para futuras obras de urbanização executadas pela prefeitura. O cais está incluído no Programa de Revitalização da Bacia do rio São Francisco e é objeto do convênio entre a prefeitura de Carinhanha e a Codevasf, no valor de R$ 2,5 milhões. A obra foi iniciada há cerca de três meses com os serviços de fundação.

Segundo o gerente de revitalização da Codevasf, Luiz Geraldo Bastos, os objetivos com a construção do cais são os de evitar a contínua erosão do rio, prevenir contra enchentes e favorecer o direcionamento urbanístico da cidade para o seu encontro com o rio. Ele lembra que Carinhanha já teve um dos mais bonitos e importantes cais na época da navegação do São Francisco. “Com o fim dessa era, a cidade deu as costas para o rio, o qual começou a servir de depósito contínuo de lixos e de impurezas”, afirma Bastos.

Além do cais de Carinhanha, a Codevasf já liberou recursos para o de Gameleira, na cidade de Sítio do Mato, e no ano que vem está prevista a construção do cais de Malhada, uma das cidades baianas mais atingidas pelas enchentes deste ano.