Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Encerramento da Semana Integrada da Água em Penedo
conteúdo

Notícias

Encerramento da Semana Integrada da Água em Penedo

Um evento cultural marcado por homenagens ao rio São Francisco e a personalidades que marcam sua história encerrou, na última terça-feira, 29 de março, a Semana Integrada da Água em Penedo (AL). Desde segunda-feira (28), a Codevasf e diversos parceiros realizaram uma programação no município para sensibilizar a população para o uso racional da água como parte das comemorações do Dia Mundial da Água (22 de março).
publicado: 31/03/2011 16h24, última modificação: 06/10/2023 17h09

Um evento cultural marcado por homenagens ao rio São Francisco e a personalidades que marcam sua história encerrou, na última terça-feira, 29 de março, a Semana Integrada da Água em Penedo (AL). Desde segunda-feira (28), a Codevasf e diversos parceiros realizaram uma programação no município para sensibilizar a população para o uso racional da água como parte das comemorações do Dia Mundial da Água (22 de março).

Durante o evento, houve homenagens a personalidades que fazem parte da história do Velho Chico. São eles: Antônio Gomes dos Santos, mais conhecido como seu Toinho Pescador, importante liderança ambientalista e dos pescadores artesanais do Baixo São Francisco; Manoel Luiz Batista, conhecido em Penedo como seu Lulu, que integrou a tripulação do histórico navio Comendador Peixoto; e Pedro Gonçalves Lima, um dos mais respeitados carpinteiros navais do Baixo São Francisco, que reside atualmente em Penedo.

O evento de encerramento também contou com uma apresentação de estudantes da Escola Estadual Professor Pedro de França Reis de Igreja Nova (AL), que encenaram uma peça teatral no tema da Campanha da Fraternidade 2011 “Fraternidade e a Vida no Planeta: A criação geme em dores de parto”.

O evento foi encerrado com a apresentação do Imperial Coro de Penedo, que trouxe uma seleção de músicas regionais e de autoria de integrantes do coro com a interpretação do melhor canto coral do Baixo São Francisco.

SEMANA DA ÁGUA EM PENEDO

A Semana Integrada da Água em Penedo teve início na segunda-feira (29) com a realização de visitas guiadas de estudantes da rede pública municipal de Penedo, do curso técnico em Meio Ambiente do IFAL e dos alunos dos cursos de Turismo e Engenharia de Pesca da UFAL à estação de tratamento de água do SAAE Penedo e à APA da Marituba do Peixe nos periodos da manhã e da tarde. Na APA da Marituba, também foi realizado um peixamento com a inserção de cerca de 10 mil peixes de espécies nativas do rio.

Na terça-feira (28), foi realizada a mesa redonda “Água: Revitalizar para Preservar”, que contou com palestras de diversas autoridades nas áreas de recursos hídricos e meio ambiente, entre eles o chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf em Alagoas, Pedro Melo, que falou sobre os investimentos da companhia no Programa de Revitalização do Rio São Francisco; Sérgio Lúcio, coordenador do Programa Água Doce desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); Shirlan Madeiros, representante da Usina Marituba do Grupo Carlos Lyra, que falou sobre florestas energéticas, e a jornalista e ambientalista Elessandra Araújo, que comparou os resultados de sua pesquisa de pós-graduação realizada em 2006 sobre a qualidade da água no rio São Francisco no trecho de Penedo.

A Semana Integrada da Água em Penedo foi uma realização conjunta da Codevasf, UFAL, IFAL, Prefeitura Municipal de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambeinte e dos Recursos Hídricos (Semarh), Instituto do Meio Ambeinte (IMA) e Companhia de Empreendimentos, Intermediação e Parcerias de Alagoas (Cepal/Imprensa Oficial Graciliano Ramos), Usina Paisa e Usina Marituba.