Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Governo alagoano busca apoio da Codevasf para rizicultura
conteúdo

Notícias

Governo alagoano busca apoio da Codevasf para rizicultura

O governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, reuniu-se com o presidente em exercício da Codevasf, Clementino Coelho, na sede da empresa em Brasília, nessa terça-feira (30).
publicado: 31/08/2011 08h46, última modificação: 06/10/2023 17h10

O governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, reuniu-se com o presidente em exercício da Codevasf, Clementino Coelho, na sede da empresa em Brasília, nessa terça-feira (30). Na pauta do encontro foi discutida parceria para o desenvolvimento de projetos para a área agrícola no estado, principalmente a rizicultura. O governador estava acompanhado do secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas. Os diretores da Codevasf Guilherme Almeida, da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas, e Raimundo Deusdará Filho, da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação, também participaram da reunião.

Um dos pontos discutidos foi a intensificação da parceria entre o governo alagoano e a Companhia para beneficiar os perímetros de irrigação de Itiúba, Boacica e Marituba, no que diz respeito a operacionalização e a manutenção. Vilela pediu apoio para a recuperação da infraestrutura na região produtiva e esclareceu que o Estado vem fazendo investimento na área, com a entrega de sementes de melhor qualidade e de insumos na região.

Outro assunto em pauta foi a consolidação do Arranjo Produtivo Local (APL) para os produtores de arroz da região do Baixo São Francisco. O governador solicitou apoio da Codevasf nesse projeto. A expectativa do governo é de que com o apoio a produção de arroz na região tenha um crescimento de aproximadamente 50% nos próximos três anos. O APL deve estabelecer as regras e obrigações de cada um dos atores da cadeia de produção do arroz, que inclui o governo do Estado, a Codevasf, produtores e empresas de comercialização e beneficiamento.

As entidades envolvidas no setor estão empenhadas na revitalização da cultura e apoio aos produtores. Encontra-se em discussão ações de gestão e estratégia de desenvolvimento da rizicultura, bem como para iniciar as discussões sobre a formação do APL.


Com informações da Agência Alagoas: www.agenciaalagoas.al.gov.br