Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Final de semana de festa no Baixo São Francisco alagoano
conteúdo

Notícias

Final de semana de festa no Baixo São Francisco alagoano

Está tudo pronto em Penedo para a realização da V Exposição Agropecuária e Cultural do Baixo São Francisco, evento que a Codevasf realizará na cidade ribeirinha nesta sexta-feira (26) e sábado (27), a partir das 18 horas, na Praça 12 de Abril, em frente a secular Igreja da Corrente, na orla do rio São Francisco.
publicado: 26/11/2010 09h38, última modificação: 06/10/2023 17h09

Está tudo pronto em Penedo para a realização da V Exposição Agropecuária e Cultural do Baixo São Francisco, evento que a Codevasf realizará na cidade ribeirinha nesta sexta-feira (26) e sábado (27), a partir das 18 horas, na Praça 12 de Abril, em frente a secular Igreja da Corrente, na orla do rio São Francisco. Nos dois dias da exposição, a capital do Baixo São Francisco alagoano reunirá expressões artísticas, a rica agropecuária da região e serviços e produtos, como o artesanato produzido em Batalha com couro de ovinos e caprinos e as peças artesanais e biojoias produzidas com couro de tilápia. O evento conta com o apoio das prefeituras de Penedo e de Piaçabuçu.

Com o tema “Rio São Francisco: educar o homem para revitalizar”, a quinta edição da exposição pretende levar os visitantes do evento a refletir sobre as ações de revitalização da bacia hidrográfica do Rio São Francisco executadas pela Codevasf no Programa de Revitalização do Rio São Francisco. “Paralela à implantação da infraestrutura de esgotamento sanitário e abastecimento de água nos municípios do vale do São Francisco alagoano, a Companhia está executando ações do Programa de Educação Ambiental, que leva atividades lúdicas e sociais como forma de despertar na população a consciência sobre as mudanças de atitudes necessárias à manutenção desses sistemas, como não despejar lixo na pia da cozinha”, explicou Antônio Nélson de Azevedo, superintendente regional da Codevasf em Alagoas. Ele ainda acrescentou que os resultados dessas ações estarão sendo expostos no evento, como oficinas ecológicas, mostra fotográfica e um cordel musical produzido a partir das ações de educação ambiental.

A revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco estará exposta por meio dos empreendimentos apoiados pela Codevasf no seu Programa de Arranjos Produtivos Locais (APL), que apoia a articulação e fortalecimento de associações e cooperativas de municípios do vale do São Francisco alagoano. “A revitalização da bacia do Velho Chico não é somente ambiental e social. Ela também é econômica com o apoio da companhia a pequenos e médios grupos de produtores articulados com o objetivo de promover a inclusão produtiva desses empreendedores”, declarou Antônio Nélson de Azevedo.

No local do evento, estarão expostos alguns equipamentos cedidos pela Codevasf a associações e cooperativas integrantes de APLs, a exemplo do Bode Móvel, micro ônibus equipado com laboratório para pesquisa de sanidades e inseminação artificial com ovinos e caprinos, tanques rede e tanques de resfriamento de leite.

Estarão presentes à exposição associações e cooperativas como a Associação dos Artesãos de Couro de Batalha (AACB), que fabrica a famosa sandália de couro de caprino Xô Boi, e a Associação dos Artesãos de Couro de Tilápia (AACT), produtora de biojoias e demais produtos artesanais com referência nacional.

A rica agropecuária da região também estará exposta por meio da participação dos Perímetros Irrigados da Codevasf de Itiúba, em Porto Real do Colégio, e de Boacica, em Igreja Nova, da agroindústria com as Usinas Coruripe, Paisa e Marituba, e do Sindicato Rural de Penedo, que já está desde a terça-feira (23) com um trailer montado no local do evento ministrando curso em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A musicalidade do vale do São Francisco alagoano estará representado por grupos como o Caçuá de Piaçabuçu, o Xaxado de Carneiros e a banda de pífano do tradicional bairro Santo Antônio de Penedo. Além disso, estão programados para o encerramento de cada dia de evento shows com as bandas Cores do Mar, na sexta (26), e Grupo Caçuá, no sábado (27).

SERVIÇO:

V Exposição Agropecuária e Cultural do Baixo São Francisco

LOCAL - Praça 12 de Abril, na Orla fluvial do Rio São Francisco, em frente a Igreja da Corrente - Penedo (AL)

DATA - Nos dias 26 (sexta-feira) e 27 (sábado) de novembro de 2010, a partir das 18 horas

Entrada gratuita

Mais informações na Assessoria Regional de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf em Alagoas pelo telefone (82) 3551-2795