Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Acordo com BNDES vai beneficiar agricultores familiares afetados pela estiagem
conteúdo

Notícias

Acordo com BNDES vai beneficiar agricultores familiares afetados pela estiagem

O presidente da Codevasf, Elmo Vaz, participou nesta sexta (28), em Recife (PE) da solenidade na qual o Ministério da Integração Nacional, em parceria com o BNDES, assinou acordo que disponibiliza R$ 114 milhões para agricultores familiares afetados pela estiagem na região do semiárido.
publicado: 28/09/2012 18h58, última modificação: 06/10/2023 17h10

O presidente da Codevasf, Elmo Vaz, participou nesta sexta (28), em Recife (PE) da solenidade na qual o Ministério da Integração Nacional, em parceria com o BNDES, assinou acordo que disponibiliza R$ 114 milhões para agricultores familiares afetados pela estiagem na região do semiárido. O recurso, a fundo perdido, deverá ser utilizado para aquisição de kits de irrigação, construção de barragens subterrâneas e de biofábricas de sementes e mudas.

Serão beneficiadas famílias de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O acordo foi assinado pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho, nesta sexta-feira, dia 28, em Recife (PE), durante as comemorações dos 60 anos do banco.

A parceria prevê a implantação de cinco biofábricas (AL, PB, PE, PI e RN), 2.775 barragens subterrâneas, que armazenam água da chuva no subsolo, e de 2.551 kits de irrigação - usados em terrenos de 2 hectares, compostos por mangueiras, tubos de PVC, tubo gotejador, bombas, válvulas e caixas d'água.

Os beneficiados devem constar no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A seleção será feita por equipes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).