Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Diretor visita perímetros de irrigação em MG
conteúdo

Notícias

Diretor visita perímetros de irrigação em MG

O diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Raimundo Deusdará Filho, visitou esta semana os quatro projetos de irrigação implantados pela Companhia em Minas Gerais
publicado: 10/08/2007 14h00, última modificação: 06/10/2023 17h09

O diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Raimundo Deusdará Filho, visitou esta semana os quatro projetos de irrigação implantados pela Companhia em Minas Gerais. Ele conheceu as áreas de produção dos Perímetros de Irrigação Jaíba, Gorutuba, Lagoa Grande e Pirapora. O dirigente foi ver de perto a real  situação desses locais.

Acompanhado pelo superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Anderson Chaves e equipe técnica, além dos gerentes nacional e estadual da área de irrigação, respectivamente, Sérgio Werner e Paulo Roberto Carvalho, o diretor se reuniu com técnicos da Companhia e do Distrito de Irrigação do Jaíba (DIJ). Eles visitaram a Central de Processamentos de Frutas Jaíba (Centraljai) e lotes agrícolas de pequenos produtores e empresariais.

No Perímetro do Gorutuba,  após visitar a barragem Bico da Pedra, Deusdará se reuniu com técnicos da Companhia que atuam naquele perímetro e com o gerente do Distrito de Irrigação do Gorutuba, Mauro Doyama, de quem recebeu um documento com várias reivindicações visando melhorar ainda mais as condições produtivas daquele projeto.

Ainda em Janaúba, o dirigente da Codevasf visitou várias áreas do Perímetro do Gorutuba, dentre elas uma de oito hectares explorada pelo casal de pequenos produtores Antonino  Vieira dos Anjos e Alice Martins dos Anjos, que, desde que assumiu a área no início dos anos 90,  tem demonstrado muita dedicação e persistência com as atividades da agricultura irrigada, tornando-se um exemplo de sucesso gerencial no projeto. Dona Alice, como é  conhecida naquela região, explicou para os visitantes que o sucesso do casal deve-se ao fato da família estar à frente das atividades desenvolvidas no lote. Ela cita, inclusive, que sempre  morou no lote que explora.

No  Perímetro Irrigado de Lagoa Grande, o diretor se encontrou com o Presidente da Assieg, Omir Antunes, e o empresário rural Yuji Yamada, oportunidade em que conversaram longamente sobre as necessidades de melhorias estruturais daquele perímetro.

Uma reunião com o gerente regional do Banco do Nordeste do Brasil, Nilo Meira Filho, acompanhado por  gerentes de agências da região e o corpo técnico da área agrícola da Codevasf, foi o primeiro compromisso de Deusdará em Montes Claros.

Já em Pirapora, o diretor e o superintendente foram recepcionados pelo prefeito daquele município, Warmilon  Braga, pelo  secretário-executivo da Associação dos Municípios do Médio São Francisco, Adelson Toledo, e por diretores da Associação dos Usuários do Projeto Pirapora. Juntos, visitaram  o Perímetro Irrigado de Pirapora.

Deusdará disse  ter  visto muita coisa boa por onde passou, principalmente, as várias iniciativas de sucesso que servirão de balizamento para a atuação futura nesses locais. Para o diretor, essas ações passarão necessariamente pela organização dos produtores, visando melhorar a  produção e a comercialização dos seus  produtos.