Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Diretor da Área de Irrigação visita Perímetro de Gorutuba (MG)
conteúdo

Notícias

Diretor da Área de Irrigação visita Perímetro de Gorutuba (MG)

O diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Solon Braga Filho, acompanhado do superintendente da Companhia em Minas Gerais, Dimas Rodrigues, e toda sua equipe técnica, visitou o Perímetro de Irrigação Gorutuba, no município de Nova Porteirinha. Na ocasião, o grupo se reuniu com os dirigentes, conselheiros e representantes dos irrigantes dos perímetros irrigados do Gorutuba e Lagoa Grande, implantados naquela região.
publicado: 15/06/2012 15h58, última modificação: 06/10/2023 17h10

O diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Solon Braga Filho, acompanhado do superintendente da Companhia em Minas Gerais, Dimas Rodrigues, e toda sua equipe técnica,visitou o Perímetro de Irrigação Gorutuba, no município de Nova Porteirinha. Na ocasião, o grupo se reuniu com os dirigentes, conselheiros e representantes dos irrigantes dos perímetros irrigados do Gorutuba e Lagoa Grande, implantados naquela região.

O assunto central desse encontro foi a completa reforma estrutural do Perímetro de Irrigação Gorutuba, com a transformação do sistema de condução de água de canais abertos, para tubulação pressurizada. Ao todo serão implantados mais de 126 km de adutoras de 200 a 1.300 mm. Com essas obras, que deverão ser iniciadas já no próximo ano, pois os recursos já estão garantidos através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC-2, o perímetro terá sua infraestrutura totalmente automatizada.

Após sobrevoar a barragem Bico da Pedra, entre os municípios de Nova Porteirinha e Janaúba, os representantes da Codevasf, acompanhados pelos diretores da Best Pulp, Jerry Bertoli, e da Pomar Brasil,  Victor Purri, foram ver de perto o nível do reservatório da barragem, navegando por quase toda sua superfície. A situação está sendo contornada com um racionamento do uso da água pelos irrigantes. Técnicos da Codevasf acreditam que. com essa ação, os irrigantes terão condições de enfrentar a longa estiagem que assola aquela região, sem prejuízos para os irrigantes.

Solon Braga visitou a 31ª Exposição Agropecuária de Janaúba, onde a Companhia montou um estande mostrando as suas ações de desenvolvimento sustentável no vale do rio São Francisco em Minas Gerais, divulgando, assim, as potencialidades dessa região para novos investidores.