Notícias
Dia Nacional da Caatinga
A Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro, Bahia, a Embrapa Semi-Árido e o IBAMA promovem nesta sexta-feira, 27, uma série de atividades em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga, 28 de abril. Os debates, que acontecem esta tarde, abordam temas como o processo de desertificação, os efeitos das mudanças climáticas no bioma Caatinga e as potencialidades e entraves para o desenvolvimento da região. O encontro acontece no auditório da Universidade da Bahia (UNEB).
Como parte da programação foram realizadas ainda caminhada ecológica, exposição fotográfica, mostra de produtos da Caatinga e exibição de vídeos educativos sobre a convivência com semi-árido.
Bioma rico
A Caatinga ocupa cerca de 895 mil quilômetros quadrados, englobando partes do Maranhão, Pernambuco, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais, além de ocorrer de forma fragmentada em outros estados. O bioma é rico em biodiversidade, abrigando espécies animais e vegetais adaptadas à escassez de água. É considerada a mais densamente povoada entre as regiões semi-áridas, com uma população de aproximadamente 20 milhões de habitantes e uma densidade demográfica de 22 hab/km².