Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Dia Mundial da Água
conteúdo

Notícias

Dia Mundial da Água

A Codevasf realiza, no Baixo São Francisco sergipano, de 19 a 23 de março, uma programação de eventos para comemorar o Dia Mundial da Água (22 de março)
publicado: 19/03/2007 08h46, última modificação: 06/10/2023 17h08

A Codevasf realiza, no Baixo São Francisco sergipano, de 19 a 23 de março, uma programação de eventos para comemorar o Dia Mundial da Água (22 de março), que tem como tema central este ano “Lidando com a escassez de água”. Técnicos e gestores da empresa trocarão experiências por meio de palestras, bate-papos, mini-cursos, workshops, mutirão de limpeza, arrastão de resíduos sólidos e caminhadas de mobilização e sensibilização, em parceria com as prefeituras da região. Ao todo, serão oito os municípios beneficiados com a ação que envolve produtores, técnicos, gestores públicos, estudantes, professores e dirigentes de escolas, proprietários e jovens rurais, agentes comunitários e a sociedade civil.

Além de participar da iniciativa de outros órgãos com interface na bacia, na capital e no interior, a Codevasf contribuirá ainda com a Secretaria de Estado da Educação, realizando momentos de sensibilização em eventos de formação de educadores ambientais e multiplicadores,  no espírito dos projetos “Água Azul” e “Mundo Lindo – Arte a Serviço da Educação Ambiental”, desenvolvidos pela Regional desde 2000. 

Segundo o superintendente regional Antonio Viana Filho, a programação é bastante enriquecida e diversificada. “Serão abordados vários temas relacionados à revitalização e à temática central deste ano, além disso, seguindo uma diretriz da empresa, vamos marcar presença em vários municípios, somando essas ações aos esforços pela preservação dos recursos hídricos”, completou.

Instituída em 1992 pela ONU, a data tem por objetivo estimular a reflexão sobre a situação dos recursos hídricos, além de sensibilizar os diversos atores sociais para a adoção de atitudes e práticas sustentáveis e preservacionistas.

Confira a programação:

Dia 20:
- Poço Redondo (manhã) – palestra 'Conservação de Água e Solo' , com Lindomar
Assis
- Japoatã (tarde) – mini-curso 'Manejo e preservação de nascentes'; com Ronaldo
Fernandes

Dia 21:
- Canindé do S. Francisco (tarde) – 'Oficina Água Doce', no Clube Altmar Dutra,
com Graça Melo.

Dia 22:
- Gararu (manhã) – Palestra 'Saneamento Ambiental', com Adriana Tavares
- Porto da Folha (tarde) – Palestra 'Recuperação de matas ciliares e nascentes',
com Sérgio Carvalho

Dia 23:
- Cedro de São João (manhã) – 'Mutirão para retirada de vegetação aquática para
revitalização da Lagoa Salomé', com Lindomar Leitão de Assis.