Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Curso de Piscicultura em Xique–Xique (BA)
conteúdo

Notícias

Curso de Piscicultura em Xique–Xique (BA)

No período de 1º a 3 de dezembro, o Centro Integrado de Recursos Pesqueiro e Aquicultura de Xique-Xique (2º CIX), na Bahia, realizou um curso de Piscicultura Básica no povoado de Boa Vista para 40 participantes das comunidades Roçado, Boa Vista e Maravilha.
publicado: 10/12/2010 15h25, última modificação: 06/10/2023 17h09

No período de 1º a 3 de dezembro, o Centro Integrado de Recursos Pesqueiro e Aquicultura de Xique-Xique (2º CIX), na Bahia, realizou um curso de Piscicultura Básica no povoado de Boa Vista para 40 participantes das comunidades Roçado, Boa Vista e Maravilha. O curso contou com o apoio de instituições locais e parceiros do 2º CIX, como a Prefeitura Municipal de Xique-Xique e a Bahia Pesca.

Além dos fundamentos básicos da criação de peixe, os alunos tiveram também a oportunidade de praticar os ensinamentos recebidos em sala. Aulas práticas foram ministradas no projeto de pesquisa desenvolvido pelo Centro, que visa ao aproveitamento das águas do canal de irrigação do Baixio de Irecê para criação de peixes em tanque-rede.

Na ocasião, os alunos participaram da montagem de um tanque-rede, realizaram uma repicagem e um povoamento de tanque com alevinos e ainda visualizaram uma análise de água feita pelos técnicos envolvidos no projeto.

Segundo o engenheiro de pesca do Centro Integrado e da Prefeitura de Xique-Xique Jackson Rabelo, “o curso básico de piscicultura serviu para mostrar aos participantes uma nova alternativa de renda, a criação de peixe em tanques-rede e em viveiros escavados, já que a grande maioria dos inscritos eram pescadores e não tinha nenhuma experiência com a piscicultura, ou jamais haviam recebido capacitação dessa natureza. Além disso, suas comunidades têm enorme potencial para a piscicultura”.