Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf atua no rio das Pedras
conteúdo

Notícias

Codevasf atua no rio das Pedras

A Codevasf e a prefeitura municipal de Glaucilândia, no Norte de Minas Gerais, assinaram um convênio para recuperação e controle de processos erosivos da bacia hidrográfica do rio das Pedras.
publicado: 09/03/2007 13h42, última modificação: 06/10/2023 17h07


A Codevasf e a prefeitura municipal de Glaucilândia, no Norte de Minas Gerais, assinaram um convênio para recuperação e controle de processos erosivos da bacia hidrográfica do rio das Pedras. Com recursos do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, essas ações estão orçadas em R$ 449 mil.

Segundo o superintendente regional da Companhia em Minas Gerais, Anderson  de Vasconcelos Chaves, serão construídos na região 50 km de terraços, 39 pequenas barragens de concreto e 50 de terra, 350 bacias de contenção de água de estradas e recuperadas 10 áreas degradadas. “As ações da Codevasf na bacia hidrográfica do rio das Pedras pretendem resolver, definitivamente, antigos problemas de degradação ambiental”, explica.

Para a Codevasf, o município de Glaucilândia, por sua  escassez  de recursos hídricos e pela forma inadequada e sem planejamento com o qual vem sendo explorado, não foge à regra das demais cidades do Norte de Minas. “Especialmente pelo desmatamento indiscriminado para exploração do carvão vegetal e pelo superpastoreio”, exemplifica Chaves. Por isso, a Companhia promove também ações que visam, além de revitalizar o rio das Pedras, despertar nos moradores da região a conscientização de preservação do meio ambiente. As iniciativas procuram desenvolver junto à comunidade local, técnicas adequadas de conservação de solo, viabilizando, assim, educação  ambiental, sanitária, alimentar e de aprendizagem  rural por meio de seminários, cursos e oficinas. “Com todo esse trabalho e a colaboração da população, a Codevasf acredita que dentro de poucos anos essa bacia hidrográfica estará totalmente revitalizada”, completa o superintendente.

Evento

Para promover e divulgar o projeto, a prefeitura de Glaucilândia, com o apoio da Codevasf, promove o 1° Seminário Ambiental da Sub-bacia do Rio das Pedras, dia 16 de março. Durante o encontro, serão discutidas formas de captação de água de chuva, conservação do solo, retenção de água superficial para infiltração no solo (vantagens a médio e longo prazos), importância da conservação do meio ambiente e produção de alimentos. O seminário será realizado na escola municipal Joaquim da Silva Maio, das 8 às 17 horas, em Glaucilândia.