Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Conselho Nacional da Caatinga
conteúdo

Notícias

Conselho Nacional da Caatinga

A Codevasf participou da I Reunião do Bureau Diretivo do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga, dia 21, em Recife (PE)
publicado: 24/09/2007 11h33, última modificação: 06/10/2023 17h09


A Codevasf participou da I Reunião do Bureau Diretivo do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga, dia 21, em Recife (PE). Os objetivos do encontro foram discutir a situação atual e o apoio institucional da Reserva da Biosfera da Caatinga e do Conselho, a atualização dos limites e dimensões da Reserva, fontes de recursos para operacionalização das reservas, apoio à Rede Internacional de Reservas da Biosfera de Regiões Áridas e Semi-Áridas, entre outros. O chefe do Escritório de Recife, Marcelo Teixeira, representou a Codevasf no evento.

O bioma Caatinga abrange todos os estados do Nordeste brasileiro e o norte do estado de Minas Gerais. Ocupa, aproximadamente, 1.037.000 km², o equivalente a 70% do Nordeste e 12% do território nacional. Esse ecossistema é ocupado por 63% da população nordestina e 12% da brasileira.

De acordo com Teixeira, considerando a importância da preservação e da conservação desse bioma, o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga (CNRBCAA) tem incentivado e apoiado as iniciativas dos estados que fazem parte da reserva na formação dos Comitês Estaduais da Reserva da Biosfera da Caatinga (CERBCAA). Esses comitês são instâncias da gestão da Reserva da Biosfera da Caatinga (RBCAA) em nível estadual, subordinados ao CNRBCAA responsáveis pelo desenvolvimento da implantação da reserva. A Codevasf ocupa a vice-coordenação do Comitê da Reserva da Biosfera da Caatinga em Pernambuco (CRBCAA/PE) desde junho de 2005.