Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional continua em DF, Goiás e Maranhão
conteúdo

Notícias

Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional continua em DF, Goiás e Maranhão

Distrito Federal, Goiás e Maranhão vão sediar a Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional, de 1º a 5 de outubro. No Maranhão, o recém empossado superintendente, João Batista Martins, vai participar da abertura. O objetivo é discutir propostas para uma nova política de desenvolvimento regional do país.
publicado: 01/10/2012 17h48, última modificação: 06/10/2023 17h10

Distrito Federal, Goiás e Maranhão vão sediar a Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional, de 1º a 5 de outubro. No Maranhão, o recém empossado superintendente, João Batista Martins, vai participar da abertura. O objetivo é discutir propostas para uma nova política de desenvolvimento regional do país. A conferência é promovida pelo Ministério da Integração Nacional (MI), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), e a Codevasf atua como articuladora na discussão dos eixos temáticos que são: governança, participação social e diálogo federativo; financiamento do desenvolvimento regional; desigualdades regionais e critérios de elegibilidade; e vetores de desenvolvimento regional sustentável. A abertura da etapa nacional (I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional − CNDR) aconteceu no dia 19 de setembro.

Segundo a gerente de Desenvolvimento Territorial da Empresa, Kênia Marcelino , "é importante que a Codevasf atue neste momento de discussão da segunda fase das políticas públicas para o desenvolvimento regional, especialmente, na proposição de ações que visem à redução das desigualdades regionais e à inclusão produtiva da população em sua área de atuação".

A CNDR é um processo organizado em três etapas integradas: conferências estaduais, que acontecem até 11 de outubro; conferências macrorregionais, que serão realizadas de 17 de outubro a 15 de novembro, e a I Conferência Nacional, que será realizada de 12 a 14 de dezembro, em Brasília (DF). As etapas estaduais acontecem em todas as capitais, e as macrorregionais no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belém, Salvador e Goiânia. Na última semana, a capital pernambucana, Recife, e São Cristovão, em Sergipe, sediaram o evento. (Veja cronograma completo aqui)

Recife e Sergipe - Mais de 600 pessoas prestigiaram a I Conferência de Desenvolvimento Regional de Pernambuco e de Sergipe. Realizadas pelo Ministério da Integração Nacional, em parceria com Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as conferências unem durante três dias de debates, representantes da sociedade civil e do poder público para, em conjunto, discutir ideias em benefício da igualdade regional em todos os estados da Federação.