Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Concluída nova turma MBA em Gestão Pública
conteúdo

Notícias

Concluída nova turma MBA em Gestão Pública

A segunda turma de servidores da administração central da Codevasf concluiu o MBA em Gestão Pública – Desenvolvimento e Economia Regional. Foram 38 concludentes. O encerramento foi marcado pela solenidade de entrega de certificados
publicado: 04/04/2007 14h32, última modificação: 06/10/2023 17h08

A segunda turma de servidores da administração central da Codevasf concluiu o MBA em Gestão Pública – Desenvolvimento e Economia Regional. Ao todo foram 38 concludentes. O encerramento foi marcado pela solenidade de entrega de certificados. O curso foi ministrado por meio de convênio entre a Codevasf e FUNDACE (Fundação para a Pesquisa e o Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia), ligada à FEA/USP (Núcleo Ribeirão Preto).

A solenidade foi presidida pela diretora da Área de Gestão Administrativa e Suporte Logístico da Codevasf , Ana Lourdes Nogueira Almeida, paraninfa da turma, representando o presidente da Companhia, Luiz Carlos Everton de Farias, homenageado como patrono. Participaram da mesa de honra do evento a professora Dra. Cláudia Souza Passador, coordenadora geral do Programa MBA Especialização em Gestão Pública, e o professor Dr. João Luiz Passador, coordenador acadêmico do Programa, ambos da Fundace, além do prof. Dr. Jurandir Malerba, orientador da turma, e o gerente de Gestão de Pessoas, Luiz Fernando Salgueiro.

Com esta iniciativa, a Codevasf capacitou mais profissionais da empresa para que conheçam e avaliem o Governo e suas relações e percebam novas oportunidades negociais, bem como desenvolvam, implementem e avaliem produtos e serviços nas mais diversas áreas de atuação. "Essa é uma primeira etapa. Pretendemos, num processo de educação continuada, capacitar todos os que fazem a Codevasf, não somente na sua área de especialidade, mas numa área mais ampla, como gestão. Estamos agora trabalhando no sentido de que todas as áreas que compõem a Codevasf recebam, dentro da sua competência, as monografias desenvolvidas pelos alunos para que sejam aproveitados os conhecimentos ali apresentados como uma ação prática", explicou a diretora Ana Lourdes Nogueira Almeida, ao explanar sobre a importância do MBA para o novo momento em que a Codevasf atravessa.

A professora Dra. Cláudia Passador avaliou como muito positiva a parceira Codevasf/Fundace. "Foi um processo de aprendizado mútuo. Acredito que a Fundace também ganhou com esta troca de experiência de uma empresa pública tão importante como a Codevasf . Acredito que os alunos estão preparados e de acordo com as diretrizes de formação de recursos humanos do governo federal. Todas as necessidades que o governo tem falado, inclusive no âmbito PAC sobre a formação de pessoal, permeiam o curso que concluímos", afirmou Passador.

A iniciativa de promover um curso desta natureza e sua importância também foram reconhecidas pelos participantes. A oradora da turma, Sônia Maria Aranha Góes, traduziu a avaliação dos alunos. "Tivemos a oportunidade de conhecer teorias capazes de nos aproximar do nosso público com maior competência, com visão humanística e não apenas como tecnocratas. Com uma visão crítica, construtiva e transformadora. Passamos a acreditar em algo melhor para nossa empresa e, sobretudo, para as populações inseridas nos vales do São Francisco e do Parnaíba, a quem dedicamos nosso trabalho", afirmou Sônia.

Homenagens

Como forma de agradecimento àqueles que contribuíram com a realização do curso, os formandos prestaram homenagens. Foram agraciados o presidente da Codevasf; a diretora Ana Lourdes Nogueira Almeida; os professores Doutores Cláudia Passador, João Luiz Passador, Jurandir Malerba e Robson Castro; o presidente da Conab, Jacinto Ferreira; a gerente de Capacitação e Desenvolvimento da Conab, Maria Isabel Braga Coelho; o gerente de Gestão de Pessoas, Luiz Fernando Salgueiro e os colaboradores da Codevasf, Vitória Maria Alves Silva, Daniel Pereira Costa e Fabíola de Almeida Costa.