Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Comunidades do semiárido baiano recebem equipamentos para melhorar produção
conteúdo

Notícias

Comunidades do semiárido baiano recebem equipamentos para melhorar produção

Cerca de 3 mil pessoas moradoras de 19 comunidades rurais em Jacobina, município do semiárido baiano, terão melhoria de produtividade e de renda. Elas serão beneficiadas com o uso, em suas lavouras, de um trator agrícola e outros equipamentos – roçadeira, arado, grade e carreta -, doados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) à Associação de Barrocão de Baixo. O investimento foi de R$ 95,4 mil recursos de emenda parlamentar.
publicado: 21/08/2013 13h12, última modificação: 06/10/2023 17h11

Cerca de 3 mil pessoas moradoras de 19 comunidades rurais em Jacobina, município do semiárido baiano, terão melhoria de produtividade e de renda. Elas serão beneficiadas com o uso, em suas lavouras, de um trator agrícola e outros equipamentos – roçadeira, arado, grade e carreta -, doados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) à Associação de pequenos produtores rurais de Barrocão de Baixo. O investimento foi de R$ 95,4 mil recursos de emenda parlamentar.

De acordo com o presidente da associação, Genival Cruz, “os equipamentos ficarão à disposição não só dos associados, mas também da comunidade local e das demais associações que compõem a Uaja (União das Associações Rurais de Jacobina)”, disse. Distribuídos por vários povoados da região, os agricultores familiares produzem banana, manga, café, feijão, mandioca e arroz. Parte da produção é para subsistência, e o excedente é comercializado na feira livre da sede do município.

Cruz aposta em que o uso racional e organizado dos equipamentos – que serão colocados à disposição de todas as comunidades em sistema de revezamento -, propiciará melhor preparo do solo de acordo com as épocas corretas, e permitirá um aumento da renda das famílias decorrente do fortalecimento das culturas. “Conscientizaremos as comunidades para a importância de trabalharem numa terra arada, que se torna mais produtiva que a terra simplesmente capinada”, frisa o presidente da associação.

A doação dos equipamentos foi feita pelo superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima. “Recursos como estes são muito importantes para os agricultores familiares, pois somente com o bom uso deles é que conseguiremos apoiar a pequena agricultura”, afirmou o superintendente. “Ações deste tipo podem mudar a realidade vivida por muitas comunidades do semiárido da Bahia”, acrescentou.

O presidente da Uaja, Valnei dos Anjos, destacou durante o ato de recebimento que “nunca houve uma entrega tão transparente de um trator a uma comunidade dessa região. Agradecemos à Codevasf, que viabilizou esse importante benefício”, disse.

O trator doado à associação possui afixada uma plaqueta com o número de tombamento, que servirá para identificar a benfeitoria durante os trabalhos anuais de inventário de bens, realizados por técnicos da Companhia, momento no qual será observado se o benefício está sendo usado corretamente, principalmente no que se refere à conservação. Além disso, foi pintada na lataria da máquina uma placa identificando que é uma doação da 6ª SR da Codevasf para facilitar a identificação e ajudar na fiscalização de seu uso, que deverá ser somente em benefício de produtores familiares ligados a entidades assistenciais, e não de particulares.

Ouça a notícia da Rádio Codevasf:
http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/20-codevasf-incentiva-producao-familiar-em-jacobina-na-bahia.mp3