Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Comitiva em Minas Gerais
conteúdo

Notícias

Comitiva em Minas Gerais

A comitiva da “Travessia para o futuro”, viagem ao rio São Francisco comandada pelo ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima, da qual também participa o presidente da Codevasf, Orlando Castro, começa o terceiro dia
publicado: 13/06/2007 08h34, última modificação: 06/10/2023 17h08

A comitiva da “Travessia para o futuro”, viagem ao rio São Francisco comandada pelo ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima, da qual também participa o presidente da Codevasf, Orlando Castro, começa o terceiro dia embarcando no vapor Benjamim Guimarães. O trecho perc será de Pirapora à barra do Guaicuí, na confluência do São Francisco com o rio das Velhas, em Minas Gerais.


Depois de visitar a nascente do Velho Chico e passar por Lagoa da Prata, o grupo seguiu para Pirapora na tarde ontem, terça-feira. O ministro falou com a imprensa e se reuniu com lideranças locais. No evento, foram assinados convênios com algumas prefeituras para liberação de recursos para projetos de esgotamento sanitário. No total, serão R$ 74 milhões para a região. Para Geddel, a necessidade da revitalização é inegável. “Estamos investindo na revitalização porque é o certo a ser feito e por ser uma determinação do governo Lula”, afirmou, enfatizando que cobrará dos prefeitos a execução das obras.


As ações de revitalização para o estado mineiro focam as regiões que permeiam os municípios de São Roque de Minas, Bambuí, Lagoa da Prata, Pirapora e Montes Claros, com investimentos totais de R$ 311,2 milhões. As atividades nessas áreas serão, entre outras, de esgotamento sanitário; recomposição de mata ciliar; projetos como SOS São Francisco e Novo Chico; implantação de centro de formação para fortalecimento da rede sócio-técnica, pesquisa e desenvolvimento no combate do processo erosivo; implantação de galpão de recolhimento de embalagens de agrotóxicos; recuperação de bacias e áreas degradadas; adequação, construção e aquisição de equipamentos, central de embalagem e estocagem, com inclusão socioeconômica de famílias de agricultores; e construção de laboratório de sementes.


À tarde, a viagem segue até Montes Claros, ainda em Minas, onde o ministro visita a sede da Codevasf. Depois, segue para Bom Jesus da Lapa, na Bahia, para encontro com representantes políticos e imprensa.