Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Comemorações dos 510 anos do Velho Chico no Baixo São Francisco
conteúdo

Notícias

Comemorações dos 510 anos do Velho Chico no Baixo São Francisco

O Baixo São Francisco esteve em festa na última quarta-feira, 04 de outubro, durante as comemorações, em Penedo (AL), dos 510 anos de descobrimento do rio São Francisco.
publicado: 06/10/2011 10h31, última modificação: 06/10/2023 17h10

O Baixo São Francisco esteve em festa na última quarta-feira, 04 de outubro, durante as comemorações, em Penedo (AL), dos 510 anos de descobrimento do rio São Francisco. Para comemorar a data e promover uma reflexão na população sobre o processo de revitalização do Velho Chico, executado pelo governo federal, ao longo da bacia hidrográfica, diversas instituições, como o Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Integração Nacional, Codevasf, prefeituras, entre outras, realizaram o evento “São Francisco Vive”, que teve comemorações em diversas cidades do vale, desde a região da nascente até a área no qual o rio encontra-se com o mar entre Alagoas e Sergipe.

As comemorações foram abertas com a apresentação do Toré da tribo Kariri Xocó de Porto Real do Colégio, Baixo São Francisco. O ato foi acompanhada por um público, entre estudantes, ambientalistas e pescadores. No mesmo palco, montado na orla fluvial de Penedo, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Corrente, o público também pôde cantar o São Francisco com a apresentação do músico Vavá Cunha, que interpretou composições dele em parceria com o músico Geraldo Azevedo, na apresentação musical e teatral “A Velha e o Cantador”, que teve na personagem a “Velha” uma ribeirinha com figurino que ilustrava a cultura do vale do São Francisco. O canto coral de Alagoas também esteve presente com a apresentação do coral Vozes de Penedo, que iniciou a apresentação cantando a oração de São Francisco de Assis, considerado santo protetor da natureza.

As comemorações também contaram com corrida de canoa, que percorreu o trecho entre o povoado Ponta Mofina e o porto das balsas em Penedo.

O Ministério da Cultura (MinC) aproveitou as comemorações pelos 510 anos do São Francisco para anunciar o lançamento do edital do Programa Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco, que apoiará a realização de atividades culturais de baixo custo nos 504 municípios que compõem a bacia hidrográfica do “Velho Chico”. Em Alagoas, são 49 municípios que integram o vale do São Francisco alagoano, entre eles municípios do sertão como Maravilha e Santana do Ipanema, e do agreste, a exemplo de Arapiraca e Lagoa da Canoa, além daqueles localizados na calha do rio, como Penedo e Traipu. A previsão do ministério é que o edital esteja disponível para consulta no website do órgão (www.cultura.gov.br) até o final do mês de outubro.

PEIXAMENTO E PLANTIO DE ÁRVORES

Como o tema das festividades foi a revitalização do rio São Francisco, a Codevasf realizou peixamentos que inseriram 600 mil peixes de espécies nativas no Velho Chico, sendo 300 mil em Piaçabuçu e outros 300 mil em Penedo. Durante o peixamento em Penedo, o público presente ao evento realizou um abraço coletivo ao rio, simbolizando a união em torno da revitalização do rio São Francisco.

Para encerrar as festividades no período da manhã, foi realizado um plantio de árvores nativas de mata ciliar no trecho do rio próximo à prainha fluvial de Penedo, que contou com a participação do público, uma delas a estudantes universitária Syrleide Menezes. “Eu moro aqui próximo e sei que será mais fácil cuidar e acompanhar o desenvolvimento da árvore. Então decidi plantá-la e contribuir com a recuperação da mata ciliar do São Francisco”, comemorou. Ela revelou que não possui muitos conhecimentos sobre o manejo da árvore, mas que irá procurar orientação de técnicos da área para dar os cuidados necessários ao desenvolvimento da planta.

No período da tarde, na terça-feira (04), as atividades ocorreram no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (Sindspem) com a realização de palestras que orientaram estudantes da rede municipal de educação sobre a preservação do rio.

Diversas autoridades participaram do evento “São Francisco Vive” em Penedo, a exemplo do assessor da Presidência da Codevasf, Athadeu Ferreira, que representou o presidente em exercício da Companhia, Clementino Coelho, e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra; secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, Eduardo Assad; e diretor de Revitalização de Bacias Hidrográficas, ambos do Ministério do Meio Ambiente; secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, João Roberto Peixe; coordenador de Microprojetos da FUNARTE, José Maurício de Oliveira Moreira; presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), Adriano Augusto Jorge; prefeito de Penedo, Israel Saldanha, vereadores, secretários municipais, entre outros.

REVITALIZAÇÃO DO SÃO FRANCISCO

“Os presentes nessas comemorações são parceiros do rio São Francisco. Nós sabemos que precisamos das água do Velho Chico, mas somente quando sentimos os efeitos da agressão é que começamos a nos preocupar. Para isso, o governo federal, por meio da Codevasf e de outros órgãos como o Ministério do Meio Ambiente, está investindo na revitalização do rio”, declarou o superintendente da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo durante o evento. Ele ainda citou falas de pescadores para mostrar o entendimento da população sobre as ações de revitalização. “Sempre que realizamos peixamentos, os pescadores nos contam que peixes, como a xira, que antes não eram encontrados facilmente no rio, passaram a ser mais vistos após essas ações”, declarou.

Somente em Alagoas, o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, sob execução da Codevasf, está investindo quase R$ 180 milhões em ações de implantação de sistemas de esgotamento sanitário que pretendem acabar com o despejo de esgoto direto no rio e em seus afluentes, na contenção de processos erosivos nas margens do São Francisco, no apoio à gestão de resíduos sólidos, com ações como a implantação do aterro sanitário da bacia leiteira de Alagoas, e no programa Água para Todos, que a Codevasf executa com a implantação de sistemas de abastecimento de água em municípios do vale do São Francisco.

Outra ação importante da Codevasf na área de revitalização do rio São Francisco é a implantação do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba (Ceraqua São Francisco), um centro científico, tecnológico e de produção de alevinos que possui entre suas atribuições produzir tecnologia para revitalização da ictiofauna, ou seja, a variedade de espécies nativas do Velho Chico. No Centro, as espécies nativas passam por reprodução artificial para serem multiplicadas e inseridas no rio.

EVENTO EM SERGIPE

Em Sergipe, o evento aconteceu em Propriá e Amparo do São Francisco. A programação envolveu plantação de mudas de espécies nativas da região, além de peixamento com alevinos de espécies nativas e abraço simbólico no rio São Francisco. Para Paulo Viana, superintendente regional da Codevasf em Sergipe, a empresa vem dando uma grande contribuição com a execução de ações voltadas para o uso racional do solo e da água, além de projetos direcionados para a melhoria da qualidade de vida da população ribeirinha, a exemplo dos serviços de esgotamento sanitário e abastecimento d’água nas comunidades rurais, melhorando e contribuindo para o aumento do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e consequente elevação da expectativa de vida.