Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Comemorações dos 510 anos de descoberta do São Francisco
conteúdo

Notícias

Comemorações dos 510 anos de descoberta do São Francisco

No dia 04 de outubro deste ano, comemora-se 510 anos da descoberta do rio São Francisco atribuída ao navegador genovês Américo Vespúcio.
publicado: 09/09/2011 18h24, última modificação: 06/10/2023 17h10

No dia 04 de outubro deste ano, comemora-se 510 anos da descoberta do rio São Francisco atribuída ao navegador genovês Américo Vespúcio. Para comemorar a data, diversas instituições estão mobilizadas para a realização de atividades artísticas, culturais e ambientais em cidades ribeirinhas no dia do aniversário do “Velho Chico”, entre elas a histórica cidade de Penedo, no Baixo São Francisco alagoano, primeira povoação ao logo do rio.

As atividades estão sendo coordenadas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e em Alagoas contam com o apoio da Codevasf, prefeituras de Penedo e Igreja Nova, Ufal, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Grupo Carlos Lyra, Grupo Toledo, Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e ONGs ambientalistas.

Na sexta-feira (09), foi realizada na sede da 5ª Superintendência Regional da Codevasf, em Penedo, uma reunião de articulação para a execução das comemorações dos 510 anos do São Francisco em Alagoas, que deve ocorrer nos dias 03 e 04 de outubro.

Entre as atividades que serão realizadas estão gincana socioambiental, palestras, mutirão de limpeza do rio, lançamento de publicações, oficinas culturais e ambientais, exposição de artesanatos, distribuição de lixeiras, exibição de vídeos, exposição fotográfica, apresentações artísticas e um abraço coletivo ao “Velho Chico”.

Para o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, as comemorações do aniversário de descoberta do rio São Francisco representam uma oportunidade para que homens e mulheres reflitam sobre sua relação com esse importante recurso hídrico.