Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Comemorações Dia Mundial da Água
conteúdo

Notícias

Comemorações Dia Mundial da Água

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre, do qual a Codevasf é membro, promove, de hoje, 22, até o próximo dia 29, programação alusiva ao Dia Mundial da Água, em Campo Formoso
publicado: 22/03/2007 14h16, última modificação: 06/10/2023 17h08

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre, do qual a Codevasf é membro, promove, de hoje, 22, até o próximo dia 29, programação alusiva ao Dia Mundial da Água, em Campo Formoso (BA). O objetivo é ampliar a consciência ambiental da população, sensibilizando-a para uma atuação efetiva e responsável no controle e monitoramento dos recursos hídricos. Além do apoio da Codevasf/Juazeiro, o evento conta com parceria da Superintendência de Recursos Hídricos, CIMPOR – Brasil e Prefeitura Municipal de Campo Formoso.


As comemorações envolvem uma série de atividades. A abertura da programação foi marcada pela participação da presidente do Comitê, Josefa Borges de Souza, em programas de rádios locais falando a respeito da importância da água e da atuação do Comitê. No dia 23, acontece na Praça Luiz Viana exposição e programação de palco, além de palestras na Câmara de Vereadores para os produtores e público em geral. No evento, o gerente regional de revitalização, Joselito Souza, da Codevasf/Juazeiro fará um pronunciamento, representando o superintendente regional.

No decorrer da semana, acontecem panfletagem, divulgação de mensagens em carro de som,  recomposição da mata ciliar do Riacho Água Branca, sessão na Câmara de Vereadores sobre histórico do povoamento do Vale do Salitre, com o escritor José Freitas, momentos de reflexão em escolas sobre o tema “Água, sabendo usar não vai faltar” e mobilização para formação do “Grupo Amigos da Água”. Apesar da programação estar concentrada em Campo Formoso, o Comitê encaminhará material educativo sobre a água aos demais municípios da Bacia. A escolha do município leva em consideração o fato da bacia hidrográfica do Rio Salitre estar 70% dentro de Campo Formoso, constituindo-se num dos principais potenciais hídricos para uso da população.

Além do apoio à programação em Campo Formoso, a Codevasf/Juazeiro marca presença em um evento na Assembléia Legislativa do Estado da Bahia. A chefe da Unidade de Empreendimentos Sócio-Ambientais da Codevasf/ Juazeiro, Edneuma Souza, participa hoje, 22, de sessão especial sobre a água. Ela foi eleita pelas Diretorias dos Comitês Estaduais de Bacia para representá-las na solenidade.

Comemorações

O Dia Mundial da Água, 22 de março, está sendo comemorado pela Codevasf durante toda a semana. Outras Superintendências Regionais também promoveram e participaram de atividades para celebrar a data. No Baixo São Francisco sergipano, durante toda a semana, está sendo realizada uma série de eventos com o tema “Lidando com a escassez de água”. Técnicos e gestores da empresa trocam experiências por meio de palestras, bate-papos, mini-cursos, workshops, mutirão de limpeza, arrastão de resíduos sólidos e caminhadas de mobilização e sensibilização, em parceria com as prefeituras da região. Ao todo, são oito os municípios beneficiados com a ação que envolve produtores, técnicos, gestores públicos, estudantes, professores e dirigentes de escolas, proprietários e jovens rurais, agentes comunitários e a sociedade civil.

No Piauí, os municípios de Parnaíba e Luís Correia realizaram o peixamento da Lagoa do Portinho. Foi uma ação conjunta entre Codevasf, DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), Ibama, Semar-PI (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais), Prefeitura Municipal de Parnaíba, Universidade Federal do Piauí, Universidade Estadual do Piauí e SEAP/PR, Embrapa e Anvisa. Com área inundada de aproximadamente 800 hectares, a Lagoa do Portinho recebeu 30 mil alevinos de Curimatã, espécie nativa da bacia do Parnaíba. Durante o evento, uma palestra abordou a importância da preservação da água para estudantes de escolas públicas da região. A ação faz parte das estratégias que pretendem recuperar a ictiofauna nativa de rios e reservatórios da bacia do Parnaíba. Além disso, a Companhia vem estudando meios de reduzir os impactos ambientais que estão favorecendo o ataque de piranhas a banhistas na Lagoa do Portinho.

Já em Petrolina, Pernambuco, a Codevasf, em parceira com o Ministério Público, promoveu um evento para elevar o grau de conhecimento e o nível de informação sobre as questões socioambientais. Foram realizadas visitas técnicas, oficina de capacitação e reunião para discutir assuntos relacionados ao tema.