Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Comemoração do Dia Mundial da Água prossegue em Alagoas
conteúdo

Notícias

Comemoração do Dia Mundial da Água prossegue em Alagoas

Prossegue nesta semana a programação em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março) no estado de Alagoas. As ações serão concentradas em Penedo, com atividades organizadas por diversas instituições, como Codevasf, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Usina Marituba, Usina Paisa e Prefeitura de Penedo, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e da Secretaria Municipal de Educação. Durante a última semana, foram as cidades de Igreja Nova e Pão de Açúcar que sediaram o evento comemorativo.
publicado: 25/03/2011 16h40, última modificação: 06/10/2023 17h09

Prossegue nesta semana a programação em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março) no estado de Alagoas.  As ações serão concentradas em Penedo, com atividades organizadas por diversas instituições, como Codevasf, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Usina Marituba, Usina Paisa e Prefeitura de Penedo, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e da Secretaria Municipal de Educação. Durante a última semana, foram as cidades de Igreja Nova e Pão de Açúcar que sediaram o evento comemorativo.

As atividades começam nesta segunda-feira (28), com visitas guiadas à Área de Proteção Ambiental (APA) de Marituba do Peixe e à estação de tratamento de água do SAAE Penedo. Na terça-feira (29), será promovida uma mesa redonda no auditório do Sindspem, às 8h30, com o tema “Água: Revitalizar para Preservar”, que contará com apresentações das ações de proteção aos recursos hídricos de diversas instituições, entre elas Codevasf e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh).

As comemorações em Penedo serão encerradas com um evento cultural também no auditório do Sindspem, às 19h, que contará com apresentações artísticas; lançamento do livro “Pescando Cidadania: poemas”, de autoria de Toinho Pescador, importante ambientalista e liderança dos pescadores artesanais do Baixo São Francisco; promoção da Revista Graciliano Ramos sobre o rio São Francisco, editada pela Cepal/Imprensa Oficial do Estado de Alagoas, e homenagem a personalidades que fazem a história do Velho Chico.

CIDADES EM FESTA

Apresentações teatrais e musicais de estudantes, projeção de vídeos educativos sobre o uso racional da água, mesa redonda com instituições da área ambiental e peixamento do rio São Francisco foram algumas das atividades já realizadas. Confira como foram os eventos em Igreja Nova e Pão de Açúcar.

IGREJA NOVA

Com apoio da Prefeitura Municipal de Igreja Nova, as comemorações do Dia Mundial da Água foram iniciadas a partir de um evento que reuniu estudantes e professores das redes estadual e municipal de educação em frente à igreja matriz da cidade. Para promover a reflexão sobre o uso racional da água, representantes de escolas trabalharam a temática em sala de aula com a produção de espetáculos de dança, teatro e músicas. O resultado foi apresentado à população de Igreja Nova na noite da última quarta-feira, 23.

Durante o evento, o prefeito de Igreja Nova, Neiwton Silva, agradeceu os investimentos realizados pela Codevasf para implantação dos sistemas de esgotamento sanitário e de abastecimento de água tratada, levando água de qualidade para os igrejanovenses. “Temos uma grande parceria com a Codevasf para revitalização de nosso rio Boacica, importante afluente do São Francisco. Nós estávamos convivendo com esgoto, que prejudicava toda a população. Com o esgotamento sanitário, isso vai acabar”, comemorou.

O superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, também apresentou os investimentos da empresa na cidade que estão proporcionando água de qualidade para Igreja Nova. “A implantação de sistemas de abastecimento de água tratada e de esgotamento sanitário estão trazendo mais qualidade de vida para a população, proporcionando o desenvolvimento da região”, afirmou.

Na oportunidade, frei Marcelino, ex-pároco da Igreja São João Batista de Igreja Nova, apresentou o tema da campanha da Fraternidade 2011, “Fraternidade e a Vida no Planeta: a criação geme em dores de parto”.

PÃO DE AÇÚCAR

Já em Pão de Açúcar, na última quinta-feira (24), as comemorações contaram com uma mesa redonda com representantes da Codevasf, Semarh, Defesa Civil Estadual e Coordenação de Meio Ambiente da Prefeitura de Pão de Açúcar.

Na exposição da empresa vinculada ao Ministério da Integração Nacional, o chefe da Unidade de Meio Ambiente da superintendência em Alagoas, Pedro Melo, apresentou as ações desenvolvidas no Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco, como implantação de sistema de esgotamento sanitário para acabar com o despejo direto de esgoto no São Francisco e seus afluentes e os investimentos para gestão de resíduos sólidos com a formação de consórcios municipais e de construção de aterros sanitários para por fim aos lixões em municípios do vale do São Francisco alagoano.

Para encerrar as comemorações em Pão de Açúcar, a Codevasf realizou um peixamento no rio São Francisco, inserindo 300 mil peixes de espécies nativas do Velho Chico. A programação contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar.