Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Colheita de uva no Piauí
conteúdo

Notícias

Colheita de uva no Piauí

A Codevasf no Piauí comemora a primeira colheita de uva produzida numa área que será referência na implantação do Projeto de Irrigação Marrecas/Jenipapo, em São João do Piauí. A previsão é de que sejam colhidas 20 toneladas de uva das variedades Brasil e Itália Melhorada
publicado: 02/08/2007 08h52, última modificação: 06/10/2023 17h08

A Superintendência Regional da Codevasf no Piauí comemora a primeira colheita de uva produzida numa área que será referência na implantação do Projeto de Irrigação Marrecas/Jenipapo, com 1000 ha, em São João do Piauí. A previsão é de que sejam colhidas 20 toneladas de uva das variedades Brasil e Itália Melhorada. Os frutos começam a ser colhidos na sexta-feira, dia 3, com a presença do superintendente da Codevasf em Teresina, Hildo Diniz, técnicos da empresa e do governador do Piauí, Wellington Dias.

A produção de uva ocupa 4 ha, sendo 2 ha com a variedade Brasil e 2 ha com a Itália Melhorada. O cultivo ficou sob a responsabilidade de quatro famílias de assentados, cabendo 01 ha para cada. O poço jorrante de Capim Grosso, com vazão de 140m³/h, é usado como fonte hídrica, utilizando o sistema de irrigação localizada.

Segundo o superintendente da Codevasf no Piauí, Hildo Diniz, "além do resultado produtivo, esse momento representa todo um histórico de assimilação de uma cultura, transformada em procedimentos voltados para a agricultura técnica, onde as famílias estão tendo a oportunidade de aprender fazendo, e difundir os seus conhecimentos aos demais produtores".

O município de São João do Piauí, inserido na região semi-árida, tem nas suas características de solo, clima e abundância de água, um grande potencial para a agricultura irrigada. Em função dessas características, foi concebida uma área de produção no assentamento Marrecas, onde, por meio de utilização de um poço tubular como fonte hídrica, implantou-se uma área piloto de 24 ha com diversas culturas, entre elas goiabeira, bananeira e uva.