Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf renova estações de bombeamento do Nilo Coelho
conteúdo

Notícias

Codevasf renova estações de bombeamento do Nilo Coelho

Substituição dos motores elétricos, instalação de inversores de frequência e sistemas de excitação com proteção, aquisição de novos hidrômetros e implantação de válvulas para controle de vazão e pressão. Com essas intervenções, a Codevasf, com apoio do Ministério da Integração Nacional, dá continuidade à revitalização da infraestrutura do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho em Petrolina, sertão do São Francisco pernambucano.
publicado: 05/08/2011 09h27, última modificação: 06/10/2023 17h10

Substituição dos motores elétricos, instalação de inversores de frequência e sistemas de excitação com proteção, aquisição de novos hidrômetros e implantação de válvulas para controle de vazão e pressão. Com essas intervenções, a Codevasf, com apoio do Ministério da Integração Nacional, dá continuidade à revitalização da infraestrutura do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho em Petrolina, sertão do São Francisco pernambucano.

“Essa renovação no parque de motores das estações de bombeamento (EBs) do Senador Nilo Coelho vai gerar economia no consumo de energia elétrica e da água destinada para irrigar os lotes”, explica o superintendente da Companhia em Pernambuco, Luís Eduardo Frota, acrescentando que o investimento desta etapa na modernização do perímetro irrigado beira a cifra dos R$ 10 milhões. “Nossa meta é investir R$ 64 milhões até 2014 na modernização do Nilo Coelho”, informa Frota.

A revitalização da infraestrutura do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho compreende a compra e instalação de oito sistemas de excitação (proteção) para a Estação de Bombeamento Principal (EBP), 152 motores elétricos para as estações secundárias, 32 inversores de freqüência, 1610 hidrômetros, 1700 válvulas automáticas de controle e 28 disjuntores.

O Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho possui sistema de funcionamento todo automatizado, contudo, essa é a primeira substituição completa do conjunto de motores das Estações de Bombeamento desde que o perímetro foi criado na década de 80. De acordo com Frota, as novas máquinas para o sistema de irrigação do Nilo Coelho foram encomendadas sob medida e seguem os padrões de eficiência, modernidade e durabilidade.