Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf recebe propostas para plano de ação da Ride Teresina
conteúdo

Notícias

Codevasf recebe propostas para plano de ação da Ride Teresina

A Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) da Grande Teresina vai proporcionar mais infraestrutura e geração de emprego e renda para a população nos estados do Maranhão e do Piauí. Para atingir esse objetivo a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) recebe na próxima segunda-feira (26) as propostas das empresas interessadas em elaborar o plano de ação integrada e sustentável da Ride.
publicado: 23/08/2013 11h09, última modificação: 06/10/2023 17h11

A Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) da Grande Teresina vai proporcionar mais infraestrutura e geração de emprego e renda para a população nos estados do Maranhão e do Piauí. Para atingir esse objetivo a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) recebe na próxima segunda-feira (26) as propostas das empresas interessadas em elaborar o plano de ação integrada e sustentável da Ride.

As propostas, de acordo com os critérios estabelecidos no edital de seleção pública, devem ser entregues às 9h, na sala 106 da 7ª Superintendência Regional da Codevasf, na Rua Taumaturgo de Azevedo, nº 2315, Bloco 02, em Teresina (PI).

O plano de ação deverá seguir os preceitos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), do Ministério da Integração Nacional (MI), e da legislação vinculada à Ride. Ele também deverá ser orientado pelas diretrizes definidas pelo Conselho Administrativo da Ride (Coaride) e construído de forma conjunta com o Grupo Temático da Ride.

“A Ride tem como principal característica promover o desenvolvimento da região de forma integrada, desde que as ações dos municípios protagonistas sejam direcionadas para objetivos planejados”, destaca o chefe da Unidade de Implantação de Projetos da 7ª Superintendência Regional da Codevasf, Vitorino Orthiges.

Além de definir as diretrizes para os investimentos a serem efetuados na região, o plano deverá trazer como resultados a identificação e estímulo à organização dos segmentos produtivos em estruturas associativas, o protagonismo das iniciativas das diversas instituições que ali atuam, a identificação das necessidades de capacitação e assistência técnica de empreendedores regionais; e o estímulo à gestão compartilhada, de forma que cada parceiro mantenha sua identidade institucional, dirigindo esforços para fins integrados, evitando ações isoladas, paralelismo e sobreposições.

O plano de ação integrada e sustentável da Ride também norteará a busca de recursos junto aos estados e ao governo federal visando ações que integrem os diversos municípios, como mobilidade, Arranjos Produtivos Locais e outras potencialidades inerentes aos municípios.

A Ride da Grande Teresina é formada pelos municípios de Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinho, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Nazária, Pau D´arco do Piauí, Teresina e União, no estado do Piauí, e pelo município de Timon, no estado do Maranhão.

“Após a elaboração do plano, os municípios que compõem a Ride adequarão o plano regional de acordo com a realidade de cada município, fazendo com que o planejamento seja irradiado a todos”, explica Vitorino Orthiges.

Os programas e projetos prioritários para a Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina serão financiados com recursos do Orçamento da União, dos estados e dos municípios abrangidos pela Ride, além de operações de crédito externas e internas.

A região tem potencial agrícola, comercial e turístico. Dela faz parte a maior arrecadadora de ICMS do estado piauiense – a capital Teresina. A atuação da Ride abrange as principais áreas de desenvolvimento das cidades, como infraestrutura, geração de emprego e capacitação profissional, saneamento básico (abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e serviço de limpeza pública) e uso, parcelamento e ocupação do solo.

O Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que a região da capital piauiense e entorno engloba uma área de 10.919,187 km² e uma população de mais de 1 milhão de habitantes – são 1.154.716 pessoas.

Plano de Ação da Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina. Edital Nº 04/2013 – 7ªSR:

http://licitacao.codevasf.gov.br/licitacoes/7a-superintendencia-regional-teresina-pi/tomada_de_preco/editais-publicados-em-2013/edital-no-04-2013/

Ouça a notícia da Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/29-codevasf-recebe-propostas-para-plano-de-acao-da-regiao-integrada-da-grande-teresina.mp3