Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf realiza oficinas sobre meio ambiente na Bahia
conteúdo

Notícias

Codevasf realiza oficinas sobre meio ambiente na Bahia

A Codevasf está realizando oficinas sobre meio ambiente nos municípios onde estão sendo executadas obras de esgotamento sanitário na Bahia. O público-alvo são representantes da educação, meio ambiente, saúde, assistência social, agricultura, Conselho Municipal de Meio Ambiente, sindicatos, associações de bairros, ONGs e população em geral.
publicado: 03/11/2010 11h30, última modificação: 06/10/2023 17h09

A Codevasf está realizando oficinas sobre meio ambiente nos municípios onde estão sendo executadas obras de esgotamento sanitário na Bahia. O público-alvo são representantes da educação, meio ambiente, saúde, assistência social, agricultura, Conselho Municipal de Meio Ambiente, sindicatos, associações de bairros, ONGs e população em geral. Canápolis, Ibotirama, Igaporã, Muquém do São Francisco, Carinhanha e Barra foram as primeiras cidades contempladas com a iniciativa.

As oficinas fazem parte das ações de Educação Ambiental e Comunicação Social da empresa, que objetivam conscientizar, sensibilizar e informar a população acerca da importância das obras de esgotamento sanitário para a cidade e o meio ambiente. Nesse sentido, também visam capacitar multiplicadores dos diversos setores da sociedade para repassar os conhecimentos para a população de maneira formal e informal.

Durante a apresentação, são tratados assuntos como: conceito de meio ambiente, desenvolvimento sustentável, saneamento básico, recursos hídricos, bacia hidrográfica do São Francisco, educação ambiental e história da Codevasf. Os temas são abordados de forma teórica, mas a prática também é valorizada. Para isso, são utilizados filmes sobre meio ambiente e consumo consciente e realizadas dinâmicas de grupo para debates de problemas e soluções locais sobre ecologia.

Ao final do evento, é emitido certificado pela Codevasf para os participantes. Para o coordenador dos trabalhos, Demétrios Rocha, “a oficina está superando as expectativas tanto de público, como de qualidade da apresentação dos trabalhos e de resposta da comunidade. Os participantes estão se reunindo, motivados pelos trabalhos da oficina, para propor soluções para os problemas ambientais dos municípios, como tratamento dos resíduos sólidos, manutenção do sistema de esgotamento sanitário e produção sustentável na agricultura”.