Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf promove dia de campo sobre a cultura do coqueiro, em Rodelas (BA)
conteúdo

Notícias

Codevasf promove dia de campo sobre a cultura do coqueiro, em Rodelas (BA)

Dia de campo sobre o manejo da resinose do coqueiro, doença provocada por um fungo, será realizada nesta sexta-feira (17), no lote agrícola 85, da Quadra 3, do Perímetro Irrigado Rodelas, localizado no município de mesmo nome, no Norte da Bahia. O evento é promovido pela Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro (BA), por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).
publicado: 17/06/2011 10h29, última modificação: 06/10/2023 17h09

Dia de campo sobre o manejo da resinose do coqueiro, doença provocada por um  fungo, será realizada nesta sexta-feira (17), no lote agrícola 85, da Quadra 3, do Perímetro Irrigado Rodelas, localizado no município de mesmo nome, no Norte da Bahia. O evento é promovido pela Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro (BA), por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

O objetivo é orientar e atualizar as informações tecnológicas sobre o manejo dessa doença que atinge as palmeiras. Além dos produtores do Perímetro de Rodelas, participam também da atividade irrigantes do Perímetro Glória e as equipes de Ater dos dois projetos de irrigação.

O Dia de campo será conduzido pela pesquisadora Dulce Regina Warwich, da Embrapa Tabuleiros Costeiros de Sergipe. Na programação serão mostradas as formas de identificar a resinose, os fatores que disseminam e agravam a doença, assim como as características e os pontos de infecção.

“Promovemos transferência de tecnologia agrícola para ajudar os agricultores e
as equipes de Ater a resolverem os problemas das culturas”, afirma a
superintendente regional, Ana Angélica Almeida Lima, da Codevasf em Juazeiro
(BA), reiterando que o coco é a principal atividade agrícola do Perímetro Irrigado Rodelas e por isso, estão agindo de forma preventiva para que essa doença não comprometa os pomares.

SAIBA MAIS SOBRE A RESINOSE

O manejo adequado pode ajudar a controlar a doença. A resinose já foi identificada em várias regiões do mundo e é bastante comum em áreas irrigadas e em áreas úmidas, causando danos em plantas da família das palmeiras, assim como o coqueiro.