Notícias
Codevasf promove brigada ambiental no Baixo São Francisco
Alunos do ensino fundamental do Colégio Estadual Dr. Luiz Garcia, em Brejo Grande (SE) e representantes das colônias de pescadores locais ajudaram a repovoar o rio São Francisco com 20 mil alevinos de xira. Esse foi o resultado da primeira Brigada Ambiental, realizada esta semana graças a uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que fez a doação dos alevinos, e a Associação dos Engenheiros de Pesca do Estado de Sergipe.
Além do peixamento, os estudantes também participaram do plantio de 50 espécies de mudas nativas da região. A segunda Brigada Ambiental deve ser realizada no dia 4 de dezembro, no Colégio Agrícola Prefeito Geraldo Sampaio Maia, no município sergipano de Propriá. Na oportunidade, haverá um novo peixamento, com mais 20 mil alevinos produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume e plantio de outras 50 mudas.
Além de fornecer 40 mil alevinos de xira e doar 100 mudas de espécies nativas para reflorestamento, a Codevasf disponibilizou material informativo sobre a ictiofauna do Baixo São Francisco. O engenheiro agrônomo Júlio Alves, que atua no Centro de Recursos Pesqueiros de Betume, participou da brigada ambiental realizada na quarta-feira e falou aos alunos sobre a importância da preservação e utilização racional dos recursos ambientais.
As brigadas ambientais fazem parte da etapa final do projeto “Desenvolvimento dos Pescadores e das Atividades Pesqueiras das Colônias Z-7 de Neópolis e Z-8 de Propriá por meio da Adoção da Pesca Sustentável e da Comercialização Coletiva”. O projeto é fruto de um contrato firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Associação dos Engenheiros de Pesca do Estado de Sergipe.