Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf participa de reunião para operacionalizar Água para Todos em Alagoas
conteúdo

Notícias

Codevasf participa de reunião para operacionalizar Água para Todos em Alagoas

A Codevasf participou nessa segunda-feira (29), em Maceió (AL), de uma reunião coordenada pelo governador de Alagoas Teotonio Vilela Filho para discutir a operacionalização do Programa Água para Todos no estado.
publicado: 30/08/2011 16h24, última modificação: 06/10/2023 17h10

A Codevasf participou nessa segunda-feira (29), em Maceió (AL), de uma reunião coordenada pelo governador de Alagoas Teotonio Vilela Filho para discutir a operacionalização do Programa Água para Todos no estado. O programa, lançado nacionalmente em Alagoas no mês de julho deste ano, pretende universalizar o acesso à água para consumo humano e para produção de alimentos e criação de animais destinados à segurança alimentar e nutricional. A Codevasf participa do conselho gestor nacional do Programa Água para Todos.

Entre as deliberações apontadas na reunião, estão a nomeação pelo governador do Estado de um conselho gestor estadual para o programa, a busca ativa por potenciais beneficiários do programa a partir do cruzamento de dados do Cadastro Social Único do Governo Federal com informações de outras fontes, a exemplo do cadastro utilizado pelo Programa Luz para Todos, esforço concentrado em escolas públicas e postos de saúde para atuar na identificação de potenciais usuários do programa, entre outras.

De acordo com o assessor do Ministério da Integração Nacional, João Francisco, na primeira fase do programa, as ações serão concentradas na instalação de cisternas e barragens com atuação inicial na região do Semiárido. “Inicialmente, pretende-se que a forma de acesso ao programa ocorra por convênio com o Governo Federal ou por execução direta da Codevasf”, explicou.

“Convidamos todas essas instituições para discutirmos como o programa irá ser operacionalizado em Alagoas. Cada instituição presente aqui vem trazer sua contribuição, que será articulada às ações conjuntas dos outros atores para cumprimento das metas. Temos um estado rico nesse recurso natural. Por isso somos conhecidos como paraíso das águas”, declarou o governador de Alagoas, após a abertura dos trabalhos no Palácio República dos Palmares.

A reunião contou com a participação de representantes do Ministério da Integração Nacional, da Codevasf, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), da Agência Nacional de Águas (ANA), das secretarias de Estado da Infraestrutura, da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, da Saúde, do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, da Cidadania e Direitos Humanos, do Desenvolvimento e Assistência Social e da Companhia de Abastecimento e Saneamento de Alagoas (Casal).

O coordenador nacional do Programa Água para Todos na Codevasf, Carlos Hermínio de Oliveira, e o coordenador estadual do programa na companhia em Alagoas, Eduardo Motta, representaram a empresa na reunião. Carlos Hermínio parabenizou o Governo de Alagoas pelo início dos trabalhos para operacionalizar o programa. “Alagoas sai na frente para universalizar o acesso à água. É difícil o trabalho de integração de políticas públicas, no qual muitas atuam isoladamente. Porém essa reunião deu o foco para que possamos cumprir as metas do Água para Todos e levar água para todo brasileiro, conforme defende a presidenta Dilma”, declarou Hermínio.