Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf orienta sobre gestão de resíduos sólidos em Alagoas
conteúdo

Notícias

Codevasf orienta sobre gestão de resíduos sólidos em Alagoas

No mês de agosto, a equipe do Programa de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS/CODEVASF/AL) da Codevasf em Alagoas realizou duas atividades de orientação da população sobre a gestão de resíduos sólidos no povoado Barra do Ipanema, município ribeirinho de Belo Monte (AL). O povoado está recebendo investimentos de cerca de R$ 1 milhão para implantação de um sistema compacto de abastecimento de água que deverá beneficiar mais de mil pessoas que, mesmo morando às margens do rio São Francisco, não recebiam água tratada em casa.
publicado: 13/09/2011 16h23, última modificação: 06/10/2023 17h10

No mês de agosto, a equipe do Programa de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS/CODEVASF/AL) da Codevasf em Alagoas realizou duas atividades de orientação da população sobre a gestão de resíduos sólidos no povoado Barra do Ipanema, município ribeirinho de Belo Monte (AL). O povoado está recebendo investimentos de cerca de R$ 1 milhão para implantação de um sistema compacto de abastecimento de água que deverá beneficiar mais de mil pessoas que, mesmo morando às margens do rio São Francisco, não recebiam água tratada em casa.

A primeira atividade foi realizada no dia 19 de agosto numa parceria da Codevasf com o Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA). De acordo com Solange Marcelino, coordenadora do PEAS/CODEVASF/AL, foram realizadas oficinas de reaproveitamento de embalagens plásticas e de óleo de cozinha, orientações sobre o destinação correta dos resíduos sólidos gerados na comunidade e visitas domiciliares com o objetivo de discutir o assunto com as famílias.

As oficinas foram oferecidas pelo projeto “Educar para Preservar o Velho Chico”, desenvolvido pelo IMA/AL. As atividades contaram com as presenças de dezessete técnicos do instituto, entre eles o diretor-presidente do órgão ambiental, Adriano Augusto de Araújo Jorge.

Já no dia 25 de agosto, o programa de educação ambiental e sanitária realizou a I Exposição de Produtos de Barra do Ipanema, em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Monte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. O evento contou com apresentações culturais e a realização da oficina Doce Preservação, que distribuiu mensagens relacionadas à preservação do meio ambiente. Durante a exposição, foram realizadas a entrega e a instalação, na comunidade, de 10 tambores de lixo doados pela Codevasf, por meio do Programa de Educação Ambiental e Sanitária.

Segundo Solange Marcelino, coordenadora das atividades, essas ações estão inseridas no Programa Água para Todos e são pioneiras no âmbito da Codevasf. “Neste segundo semestre, estamos trabalhando a questão do lixo como parte das atividades de educação socioambiental. Queremos levar consciência ecológica à população atendida pela Codevasf”, explicou.