Notícias
Em parceria com Senai, Codevasf oferece cursos profissionalizantes para jovens de Cabrobó (PE)
A partir desta semana, a Codevasf oferece, no município de Cabrobó (PE), cursos profissionalizantes de manutenção em motocicletas e de eletricista instalador predial de baixa tensão. Os cursos são oferecidos no âmbito do Projeto Amanhã, que tem por objetivo promover desenvolvimento social e econômico nas áreas em que a Companhia atua. Tendo como público alvo jovens de 15 a 26 anos, as aulas são realizadas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e têm duração total de 300 horas.
Irenice Nunes, coordenadora dos cursos, afirma que assim que a presença do projeto na cidade foi anunciada, a procura foi intensa. “Nós tivemos mais de 100 jovens procurando por vaga, mas só podíamos oferecer as 40 que foram ocupadas. Isso, por um lado, nos surpreendeu, pois são oito horas diárias de aula. Muita gente não tem tempo. Por outro lado, nós sabíamos que se tratava de uma necessidade do município e que muitos estariam dispostos a abraçar essa oportunidade”, avalia.
Aluno do curso de mecânica e manutenção em motocicletas, o jovem Marcos Vinicius, 18 anos, diz estar empolgado com a oportunidade de aprender um oficio. “Cabrobó é uma cidade com muitas motos. Fazer um curso desses é uma chance de conseguir oportunidade de trabalho e de ter uma profissão. Isso pode garantir o meu sustento daqui pra frente”, afirma ele.
Mauricio Santos, de 15 anos, enfrenta uma difícil rotina para conseguir participar do curso de mecânica oferecido pela Codevasf. “Eu passo o dia inteiro aqui no curso. A manhã e a tarde. Vou pra casa, tomo um banho e vou para a escola à noite, pois ainda faço a 8ª série”, conta. “Mas vale muito a pena. As aulas são boas e agora que a gente começou com as aulas práticas, fica ainda mais divertido e fácil de aprender”, acrescenta Mauricio.
O coordenador-geral do projeto e chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da 3ª Superintendência Regional, Gildemar de Oliveira, acredita que essa ação, além de proporcionar aos jovens um ofício que pode lhes garantir renda, também é um importante meio de socialização e de distanciamento da marginalidade e das drogas. “Muitos desses jovens passavam o dia ociosos, sem atividade alguma. Às vezes ocupando esse tempo em ambientes e companhias que poderiam levar a uma vida de criminalidade. Ao invés disso, eles estão na sala de aula, estudando, aprendendo”, avalia.
Ao final do curso, o aluno que tiver obtido notas satisfatórias receberá certificado de aperfeiçoamento, qualificação profissional ou curso técnico, a depender da carga horária cumprida. Em breve o Projeto Amanhã estenderá suas ações a Petrolina, onde serão ofertados cursos de eletricista instalador predial de baixa tensão e de padeiro/confeiteiro, com duração de 200 horas.
Ouça a notícia da Rádio Codevasf:
http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/26-codevasf-oferece-cursos-profissionalizantes-para-jovens-de-cabrobo-em-pernambuco.mp3