Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf na Exposustentat 2007
conteúdo

Notícias

Codevasf na Exposustentat 2007

Codevasf marca presença na BioFach/Exposustentat América Latina 2007, em São Paulo. Produtores de empreendimentos apoiados pela Companhia ficaram entusiasmados com a participação
publicado: 22/10/2007 14h35, última modificação: 06/10/2023 17h09

A Codevasf marcou presença na BioFach/Exposustentat América Latina 2007, em São Paulo. Produtores de empreendimentos apoiados pela Companhia ficaram entusiasmados com a participação. Foi divulgada uma série de produtos confeccionados por eles em associações, como apicultura, artesanato, doces e outros. A exposição aconteceu no espaço Sala Nordeste & Cerrado - Comunidades Eco-produtivas, de 15 a 18 de outubro. O evento é considerado a maior feira de produtos orgânicos e sustentáveis do continente latino-americano.

O principal objetivo da exposição foi promover produtos, organizações, iniciativas e projetos comprometidos com a sustentabilidade social e ambiental. No caso dos produtores apoiados pela Codevasf, que participaram pela primeira vez do evento, o resultado foi positivo. Além de expor seus trabalhos, estabeleceram contatos e parcerias, gerando oportunidades de negócios com
empresas e visitantes.

As potencialidades dos produtores na área de atuação da Codevasf foram representadas por cinco associações, que montaram uma verdadeira vitrine do que está sendo produzido na região, de acordo com princípios de sustentabilidade ambiental, social e econômica. A Associação das Senhoras Produtoras Rurais e moradores de Barreiras Norte e adjacentes, na Bahia, divulgaram produtos de doces em potes, barras cristalizadas e bananas e cajus passas. A Associação Rural São Francisco de Assis, de Jaíba (MG), expôs peças confeccionadas com sucatas e fibras de banana, como bolsas, portas, panelas, bandejas, fruteira ecológica, biquíni e outros. A Associação dos Artesãos do Baixo São Francisco, de Sergipe, expôs peças de biojóias e sabonetes decorativos à base de mel de abelhas e essência de leite de cabra. A  Associação de Apicultores do município de São João da Cana Brava, no Piauí, levou para a feira mel de abelhas produzido na região. O Instituto Mulher Melhor - Rio de Ondas, da Bahia, que representou sete associações do município de Barreiras, divulgou artigos artesanais.

O espaço Nordeste & Cerrado recebeu inúmeros visitantes e autoridades, como ministro da Secretaria Especial da Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin; secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Luiz Antônio Souza da Eira; assessora especial do MI e e Gestora dos Programas de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Karla Yoshida Arns; presidente da IFOAM, Gerald Herrmann, dentre outros, e a Codevasf se fez representada  pela Gerente de Desenvolvimetno Territorial, Kênia Marcelino e pela Coordenadora do Projeto Amanhã, Marisa Cordeiro.

DESTAQUES - PARTICIPAÇÃO DO PROJETO AMANHÃ

Além da importante participação dos produtores apoiados pela Codevasf, durante o evento dois momentos foram marcantes para a Codevasf/Projeto Amanhã. Primeiro, a participação da presidente da Associação das Mulheres de Barreiras e adjacentes, Etienes Mota Veloso, nas Rodadas de Negócios promovidas durante a feira. Segundo, o lançamento do catálogo dos produtos sustentáveis da instituição WWF-Brasil, onde cita a Codevasf/Projeto Amanhã. A publicação mostra as atividades produtivas e os arranjos produtivos comunitários apoiados pelas instituições dos biomas do Cerrado e da Caatinga e a parceria das Associações participantes voltadas para a estruturação da atividade/cadeia dos produtos orgânicos na região.