Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf lança “Manual de Criação de Caprinos e Ovinos”
conteúdo

Notícias

Codevasf lança “Manual de Criação de Caprinos e Ovinos”

publicado: 28/09/2011 09h42, última modificação: 06/10/2023 17h10

 

A Codevasf lança o “Manual de Criação de Caprinos e Ovinos”. O objetivo é oferecer um material didático e atualizado voltado para auxiliar o profissional e o produtor, atuantes nessa área. A distribuição é gratuita. Os interessados podem solicitar exemplares via postal para a Gerência de Desenvolvimento Territorial da Codevasf, SGAN, quadra 601, Conjunto I, Ed. Manoel Novaes, Brasília - DF, CEP: 70.830-901. Na internet, o material está disponível no site da Codevasf (clique aqui para fazer download). Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (0xx61) 3312-4679/4889/4682.

No manual, está disponível uma série de informações sobre o manejo de criação de caprinos e ovinos, como instalações e equipamentos; uso de pastagens na alimentação; alimentação suplementar; manejos sanitário e reprodutivo; escrituração zootécnica; agronegócio e organização da cadeia produtiva; linhas de crédito e outros assuntos. O material apresenta ainda, o manejo de criação de caprinos e ovinos adotados pela Codevasf no Centro de Capacitação em Bases Tecnológicas do Semiário – Cebatsa, localizado no município de Itaguaçú da Bahia - BA, como forma de difundir técnicas de baixo custo de produção desenvolvidas ou adaptadas naquele Centro, especialmente para a região do semiárido brasileiro, com foco no uso racional dos recursos naturais, caracterizadas no aproveitamento das potencialidades locais.

A publicação faz parte das ações da Codevasf para o fortalecimento do Arranjo Produtivo Local – APL de Caprinovinocultura. Ao longo dos anos, a empresa, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, tem intensificado seu apoio à estruturação dessa atividade econômica, por meio da aquisição de equipamentos, animais reprodutores, implantação de núcleos de produção, abatedouros equipados e unidades de beneficiamento de carne de caprinos e ovinos. Além da mobilização e capacitação de produtores e participação em feiras de comercialização de animais e produtos.

CRIAÇÃO DE PEIXES EM TANQUES-REDE

Tendo em vista a grande procura, a Codevasf lançou a segunda edição do “Manual de Criação de Peixes em Tanques-Rede”. O material tem auxiliado os produtores e demais interessados em boas práticas de manejo na produção de pescado, com informações didáticas e atualizadas sobre o sistema intensivo de criação de peixes em tanques-rede. No site da Codevasf, também é possível fazer o download do material. (clique aqui para fazer download).