Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf investe no potencial agrícola no sul do Piauí
conteúdo

Notícias

Codevasf investe no potencial agrícola no sul do Piauí

A região do Gurgueia, no sul do Piauí, inicia uma nova etapa no seu desenvolvimento graças a convênios firmados entre o Ministério da Integração Nacional, por meio da Codevasf, governo do estado e Associação de Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Nossa Senhora de Fátima.
publicado: 15/06/2011 16h05, última modificação: 06/10/2023 17h09

A região do Gurgueia, no sul do Piauí, inicia uma nova etapa no seu desenvolvimento graças a convênios firmados entre o Ministério da Integração Nacional, por meio da Codevasf, governo do estado e Associação de Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Nossa Senhora de Fátima. De um total de cinco convênios, um encontra-se concluído e os demais estão em execução. O objetivo geral dotar assentamentos pré-existentes na região com capacidade para exploração socioeconômica, usando o potencial hídrico local para produção agrícola, gerando emprego e renda.

Até o momento, já foram empenhados recursos da ordem de três milhões de reais. Cerca de 70% desses valores já foram aplicados. Os investimentos são direcionados para dotar os assentamentos com infraestrutura, por meio da construção de reservatórios de distribuição de água e adutoras de uso comum; implantação de rede de energia elétrica; abertura de estradas e implantação de sistema de irrigação parcelar por aspersão em 20 lotes de 5 hectares.

Os primeiros resultados começam a surgir. Alguns agricultores já utilizam a infraestrutura para irrigar culturas de ciclo curto, como melancia, feijão e macaxeira. Segundo estimativa da Codevasf, dez lotes familiares serão submetidos aos testes hídricos e, no prazo de 60 dias, as áreas poderão ser irrigadas.