Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf é homenageada por formandos de Engenharia de Pesca da Ufal
conteúdo

Notícias

Codevasf é homenageada por formandos de Engenharia de Pesca da Ufal

A Codevasf foi homenageada pela primeira turma de engenheiros de pesca formados pela pela Unidade de Ensino Penedo, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
publicado: 26/08/2011 15h15, última modificação: 06/10/2023 17h10

A Codevasf foi homenageada pela primeira turma de engenheiros de pesca formados pela pela Unidade de Ensino Penedo, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A formatura foi realizada na última quarta-feira (24), no Teatro Sete de Setembro, em Penedo (AL). A homenagem foi recebida pelo engenheiro de pesca Alexandre Delgado, chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Alagoas, representando o superintendente regional, Antônio Nélson de Azevedo.

“Sabemos que eles terão muitos desafios pela frente. No entanto, também temos certeza que foram preparados para promover o desenvolvimento das atividades aquícolas no país. A Codevasf está à disposição desses profissionais”, afirmou Delgado, durante o agradecimento.

O formando Jaime Calumby destacou a participação da Codevasf na formação desses profissionais e as razões que levaram a realização da homenagem. “Grande parte de nossas atividades práticas ocorreram no Ceraqua. Lá realizamos atividade nas áreas de limnologia, na fábrica de ração e também na reprodução induzida de peixes, na qual a Companhia é referência nacional. Posso dizer que essas atividades foram fundamentais para nossa formação. Tudo o que vimos nas instalações da Codevasf nos fizeram enxergar melhor o trabalho do engenheiro de pesca e ter certeza que estávamos no caminho certo para realização profissional”, afirmou Calumby. Sobre as perspectivas no mercado de trabalho, ele disse que pretende seguir a carreira de engenheiro de pesca extensionista, aplicando seu conhecimento em empreendimentos aquícolas e trabalhando com potenciais aquicultores.

A primeira turma formada pelo curso de Engenharia de Pesca da Ufal recebeu o nome do prof. André Luis Gentelini, docente do curso. Foram formados cinco engenheiros de pesca, que estão habilitados para planejar, implantar e gerenciar empresas pesqueiras, estudar a viabilidade econômica, técnica e jurídica de empreendimentos de aquicultura e dar consultoria em fazendas aquáticas, desenvolver técnicas de criação de peixes (piscicultura), mariscos (maricultura), camarões (carcinicultura) e plantas aquáticas, entre outras atividades.

“Para nós, que fazemos a Codevasf em Alagoas, a homenagem significa o reconhecimento à parceria que desenvolvemos com essa importante área do conhecimento. Participamos desde o início da formulação de uma proposta para implantação do curso de Engenharia de Pesca no Baixo São Francisco. Após a implantação, a Codevasf vem ofertando sua infraestrutura e pessoal para utilização na formação destes profissionais”, declarou o superintendente regional.

A solenidade de colação de grau foi coordenada pela reitora Ana Dayse Dória e teve a participação de representantes das pró-reitorias da Ufal, do diretor do Campus Arapiraca da UFAL, prof. Márcio Aurélio Santos; do prefeito de Penedo Israel Saldanha; do ex-prefeito Marcius Beltrão, que participou do processo de implantação da Ufal em Penedo, de representantes da empresa Aquicultura Red Fich, patrona da turma, e do secretário de estado adjunto da Pesca e Aquicultura de Alagoas, Juca Carvalho, que representou o governador do Estado, Teotônio Vilela Filho.