Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf e Governo de Alagoas estruturam bacia leiteira do litoral sul com foco em produtores familiares
conteúdo

Notícias

Codevasf e Governo de Alagoas estruturam bacia leiteira do litoral sul com foco em produtores familiares

O Ministério da Integração Nacional (MI), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Governo de Alagoas avançaram no projeto que pretende implantar uma bacia leiteira na região sul do Estado de Alagoas com foco na produção familiar.
publicado: 28/11/2012 11h59, última modificação: 06/10/2023 17h11

O Ministério da Integração Nacional (MI), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Governo de Alagoas avançaram no projeto que pretende implantar uma bacia leiteira na região sul do Estado de Alagoas com foco na produção familiar. Para isso, o Governo Federal, por meio da Codevasf, e o Governo de Alagoas repassaram a 319 famílias de produtores rurais familiares da Cooperativa Marituba (Coomarituba) cerca de R$ 3,5 milhões em equipamentos e materiais e na aquisição de 400 matrizes de bovinos leiteiros para estruturação da bovinocultura leiteira no Perímetro Irrigado do Marituba, em Penedo (AL).

As ações estão sendo executadas numa parceria entre Codevasf, Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri/AL), e Cooperativa Pindorama, vencedora do processo licitatório para concessão do direito de uso real (CDRU) para uso do solo do Perímetro Irrigado do Marituba. Para isso, o primeiro passo da Pindorama foi organizar os produtores rurais familiares numa cooperativa, a Coomarituba.

Segundo o analista em desenvolvimento regional da Codevasf Paulo Pantoja, coordenador do projeto de implantação do Perímetro Irrigado do Marituba, com a entrega desses equipamentos e materiais, os produtores agora possuem capacidade para estocar até 8 mil litros de leite por dia. Já os 400 bovinos leiteiros entregues nessa terça-feira (27) aos produtores familiares permitirão a produção de até 3,5 mil litros de leite por dia.

Durante a entrega dos equipamentos, que ocorreu na sede da Coomarituba em Penedo (AL), o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Luiz Alberto Moreira, lembrou que essa é a segunda bacia leiteira implantada pela Companhia no Estado de Alagoas. "É uma enorme satisfação a Codevasf estar participando da implantação de mais uma bacia leiteira em Alagoas. Apostamos que esta região sul do estado, na área do Baixo São Francisco, terá o mesmo sucesso da bacia leiteira do sertão alagoano implantada pela Codevasf. São quase R$ 3,5 milhões investidos pela companhia para fortalecimento da produção agropecuária familiar para que, daqui a alguns anos, a Coomarituba seja um exemplo de sucesso em cooperativismo e agricultura familiar, assim como é a Cooperativa Pindorama", afirmou. O superintendente regional representou o presidente da Codevasf Elmo Vaz na solenidade.

Para o vice-governador de Alagoas José Tomaz Nonô, a Codevasf é um órgão fundamental para o desenvolvimento de Alagoas e tem papel de destaque na estruturação do projeto de implantação de uma bacia leiteira na região sul do estado. Ele também reforçou a aposta nessa estratégia de desenvolvimento da região. "Estamos aqui para celebrar. Esse será um local de produção de leite e de riqueza e certamente estamos trilhando o caminho de desenvolvimento de Alagoas", declarou.

O presidente da Coomarituna, José Nilton Santos, é filho de agricultores familiares que sempre atuaram na área do projeto Marituba e cresceu na expectativa de ver a iniciativa mudar a produção agropecuária local. "Esse é um sonho que hoje está se realizando. Quando você chega na casa de um agricultor desses e vê os colegas já com uma renda, isso é muito gratificante", comemorou.

Além do superintendente regional da Codevasf em Alagoas Luiz Alberto Moreira e do vice-governador de Alagoas José Tomaz Nonô, também participaram da solenidade de entrega dos equipamentos, materiais e matrizes de bovinos leiteiros os secretários de Estado de Alagoas da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri/AL), José Marinho, e da Saúde (Sesau), Alexandre Toledo, o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, e o presidente da Coomarituba, José Nilton Santos.

Entre as máquinas e equipamentos repassados aos produtores rurais familiares da Coomarituba estão uma escavadeira hidráulica de esteira, um caminhão com potência de 260 CV com caçamba basculante, uma carreta acoplada cabine dupla e uma perfuratriz de poço semi-artesiano com profundidade de até 90 metros, tanques de resfriamento de leite, um caminhão com tanque isotérmico para transporte de leite, tratores, motos e um veículo pick up, entre outros. Os produtores rurais familiares também receberam 400 matrizes bovinas leiteiras para produção de leite no Perímetro Irrigado do Marituba.

Foto: Paulo Rios/Agência Alagoas