Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf e Epamig discutem parceria para implantação de hortas comunitárias no Norte de Minas
conteúdo

Notícias

Codevasf e Epamig discutem parceria para implantação de hortas comunitárias no Norte de Minas

A Codevasf e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) estiveram reunidas em Montes Claros (MG), na última semana, com o objetivo de concretizar uma parceria para ampliar as ações do programa de implantação de hortas comunitárias no norte do estado, já executado pela empresa de pesquisa mineira na região da Serra Geral.
publicado: 09/03/2011 15h16, última modificação: 06/10/2023 17h09

A Codevasf e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) estiveram reunidas em Montes Claros (MG), na última semana, com o objetivo de concretizar uma parceria para ampliar as ações do programa de implantação de hortas comunitárias no norte do estado. Esse programa já é executado pela empresa de pesquisa mineira na região da Serra Geral.

O engenheiro agrônomo e chefe de gabinete da Superintendência Regional da Codevasf em Minas, Fernando Britto, explica que a proposta contempla o cultivo de hortas ecológicas, ou seja, sem a utilização de agrotóxicos, em escolas públicas municipais e estaduais da região norte mineira, garantindo alimentos de qualidade na merenda escolar.

Para Alex Demier, também engenheiro agrônomo da Companhia, um dos benefícios dessa parceria é a possibilidade de capacitação, em atividades agrícolas, dos estudantes das escolas envolvidas, já que eles terão a oportunidade de acompanharem os trabalhos técnicos nos tratos das hortaliças.

Segundo a chefe da unidade regional da Epamig, Polyanna Mara de Oliveira, o encontro também buscou o apoio da Codevasf a um programa de alfabetização, por meio do Telecurso 2000, voltado para funcionários, familiares e comunidades em que a companhia e a empresa de pesquisa estejam inseridas. A intenção, conforme a dirigente, é negociar, com a Federação das Indústrias do Estado de Minas (Fiemg), a formação de uma turma no município de Nova Porteirinha e na localidade de Mocabinho, onde funciona a sede administrativa do Perímetro de Irrigação Jaíba.