Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf é destaque no 7º Caju Nordeste em Beberibe (CE)
conteúdo

Notícias

Codevasf é destaque no 7º Caju Nordeste em Beberibe (CE)

Foi realizado no período de 24 a 27 de novembro, no município de Beberibe, a 80 quilômetros de Fortaleza (CE), o 7º Caju Nordeste. O evento contemplou, além de estandes de produtores, empresas e instituições de ensino e pesquisa, uma intensa programação de palestras e painéis, abordando temas ligados à cajucultura, tais como: empreendedorismo, gestão e inovação, minicursos e laboratórios de transferência de tecnologias.
publicado: 30/11/2010 09h28, última modificação: 06/10/2023 17h09

Foi realizado no período de 24 a 27 de novembro, no município de Beberibe, a 80 quilômetros de Fortaleza (CE), o 7º Caju Nordeste. O evento contemplou, além de estandes de produtores, empresas e instituições de ensino e pesquisa, uma intensa programação de palestras e painéis, abordando temas ligados à cajucultura, tais como: empreendedorismo, gestão e inovação, minicursos e laboratórios de transferência de tecnologias.

Atendendo a um convite feito pelo Instituto Caju Nordeste quando da vinda de 40 produtores cearenses para conhecerem a região de Picos (PI), a Codevasf, por meio da 7ª Superintendência Regional, participou do evento com um estande, mostrando suas ações na cajucultura e no fortalecimento dos arranjos produtivos locais e irrigação. O estande foi um dos mais frequentados e elogiados da feira.

A Codevasf participou também como instituição convidada para a mesa de abertura do evento, juntamente com os representantes do Governo do Estado do Ceará, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, Embrapa Agroindústria Tropical, Prefeitura Municipal de Beberibe, entre outras. A 7ª SR levou cinco representantes de atividades apoiadas pela Codevasf, sendo três da Central de Cooperativas de Cajucultores do Piauí -COCAJUPI, uma da Central de Cooperativas Apícolas do Semi-árido Brasileiro - CASA APIS e um representante da Associação Piauienses dos Produtores de Sementes e Mudas - APSEM.

O momento de grande expectativa para os participantes aconteceu no dia 26, com o painel denominado "Experiências Exitosas em APLS da cajucultura no Nordeste Brasileiro", que foi presidido pelo gerente de Revitalização da Codevasf no Piauí, Ocelo Rocha. Em sua palestra, o representante da COCAJUPI, Jocibel Belchior, expôs para uma plateia de aproximadamente 300 pessoas a trajetória da cooperativa, conquistas e desafios que a tornaram um exemplo de sucesso nas ações brasileiras de economia solidária.