Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf busca intensificar parceria com Unimontes
conteúdo

Notícias

Codevasf busca intensificar parceria com Unimontes

O superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Dimas Rodrigues, apresentou ao reitor da Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros), João Canela, proposta para intensificar parceria em prol da região noroeste de Minas Gerais.
publicado: 24/02/2011 10h50, última modificação: 06/10/2023 17h09

O superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Dimas Rodrigues, apresentou ao reitor da Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros), João Canela, proposta para intensificar parceria em prol da região noroeste de Minas Gerais. O encontro aconteceu na última terça-feira, 22, na sede da instituição de ensino.

“Queremos continuar alinhando as nossas ações em favor do vale do São Francisco buscando a parceria com a Unimontes, que também atua nesse rico e promissor vale”, afirmou Dimas Rodrigues. Na região, estão implantados 39 assentamentos do Incra, beneficiando mais de três mil produtores rurais em aproximadamente 100 mil hectares. “São números que justificam a implementação de mais ações do governo federal naquela região”, explica o superintendente da Codevasf, acrescentando que “essa não será a primeira parceria que a Codevasf faz com a Unimontes e, com certeza, pelo grande trabalho de integração regional que as duas entidades desenvolvem, não será a última”.

A Codevasf mantém parceria com a universidade em várias cidades do vale do São Francisco em Minas, não só por meio de estágios acadêmicos, mas também nos perímetros de irrigação de Gorutuba e Pirapora, onde desenvolvem várias ações voltadas para estudo e pesquisa na área agronômica e, ainda, a implantação e montagem de uma estação de meteorologia, no campus da universidade em Montes Claros.

No noroeste mineiro, a Codevasf atua há mais de três décadas, mantendo em operação um centro agropecuário, em Brasilândia de Minas, onde são produzidos animais PO, de alta linhagem, visando a melhoria da qualidade genética do rebanho bovino do vale do São Francisco. E mais recentemente, o governo federal, por intermédio da Companhia, está implantado as ações do Programa Arranjos Produtivos Locais – APLs nos segmentos da apicultura e da piscicultura, ambos implantados em parceria com associações comunitárias.