Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf aperfeiçoa metodologia de atuação do Água Para Todos
conteúdo

Notícias

Codevasf aperfeiçoa metodologia de atuação do Água Para Todos

Os agentes públicos responsáveis por executar em campo as ações do programa Água para Todos começam a ser capacitados para aprimorar sua atuação e, assim, avançar na tarefa de promover acesso a água nas zonas rurais do semiárido nordestino. Cerca de 60 técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e da empresa contratada pela Companhia para prestar apoio às ações de caráter técnico e de mobilização e ação social do programa em Alagoas participarão, na próxima semana, em Penedo (AL), de uma oficina de capacitação.
publicado: 15/08/2013 13h02, última modificação: 06/10/2023 17h11

Os agentes públicos responsáveis por executar em campo as ações do programa Água para Todos começam a ser capacitados para aprimorar sua atuação e, assim, avançar na tarefa de promover acesso a água às zonas rurais do semiárido nordestino. Cerca de 60 técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e da empresa contratada pela Companhia para prestar apoio às ações de caráter técnico e de mobilização e ação social do programa em Alagoas participarão, na próxima semana, em Penedo (AL), de uma oficina de capacitação.

Na oficina os profissionais conhecerão a metodologia técnica e social recentemente aperfeiçoada pelas equipes regionais de Alagoas e Maranhão com a participação da coordenação-geral do programa na Codevasf. O treinamento será realizado na Casa de Aposentadoria entre os dias 21 e 23 de agosto, e deverá acelerar a implantação de mais de 16 mil cisternas para consumo humano em 22 municípios alagoanos e de 210 barreiros no semiárido do estado.

“A metodologia original foi elaborada pela coordenação-geral do Água Para Todos da Codevasf, para ser adotada por todas as superintendências regionais da empresa. No entanto, a partir da experiência de mais de um ano em campo na execução da meta 2011/2012 do programa em Alagoas, foi identificada a necessidade de avaliação, controle e alinhamento dos trabalhos, das ações de mobilização e ação social, e de implantação das cisternas para consumo humano e de uso das bombas manuais”, explica o coordenador-regional do programa na Codevasf em Alagoas, Eduardo Motta.

De acordo com Motta, o documento final da nova metodologia foi aprovado pela coordenação-geral do programa e teve adoção determinada a todas as coordenações regionais do Água para Todos nas superintendências da Companhia. O documento estabelece a metodologia de instalação de cisternas  e de uso e manutenção das bombas manuais; ele também contém orientações sobre estratégias de apresentação do programa, critérios de cadastramento e validação de beneficiários, capacitação de comissões comunitárias e beneficiários, planejamento e monitoramento de ações e métodos para construção de barreiros de dessedentação animal.

Segundo o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Luiz Alberto Moreira, o aperfeiçoamento da metodologia do Água para Todos tem como foco intensificar a velocidade na instalação de cisternas, com maior controle, essencial para atender as metas crescentes do programa, sem  perda de qualidade nos resultados. “Essa revisão da metodologia irá permitir que as famílias que necessitam da cisterna para acumular água tenham acesso mais rápido ao equipamento, garantindo seu direito de acesso a água para abastecimento humano”, afirma o superintendente.

Ouça a notícia da Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/12-codevasf-aperfeicoa-metodologia-de-atuacao-do-agua-para-todos.mp3